thousand gravadora

Thousand: uma gravadora que faz diferença na cena eletrônica do Centro-Oeste. 

Completando uma década de atuação, selo de ARR (BR) é motivado por seu desejo de solidificar a cena eletrônica nacional.

Ter sua própria gravadora é o sonho de muitos artistas. Afinal, mais do que um espaço onde possa se expressar livremente, é a oportunidade de abrir caminhos para que nomes e sons que você acredita possam contribuir ainda mais ativamente com a cena. Mas, ao contrário do que muitos pensam, gerí-la é um processo complexo, uma jornada marcada por desafios e a necessidade de muita força de vontade, por isso que da mesma forma que, ano após ano, dezenas de labels nascem, mais da metade delas também se encerram. 

Aquelas que permanecem anos se fortificando a cada etapa, ao mesmo tempo, que se mantém firme em seu propósito, merecem a nossa admiração. A Thousand é, certamente, uma delas. O selo surgiu a partir da vontade de Lucas Arr, ou melhor ARR (BR), de expandir sua atuação como um agente de inovação à cena nacional, visto que o artista sempre esteve engajado na fomentação da Dance Music. Assim, em 2014, a label começa a ganhar forma dando vida a esta motivação de agregar com qualidade musical, lançando produções diferentes, músicas dançantes, experimentais e que de fato, fizessem diferença no Brasil. 

De lá para cá, uma década já se passou e podemos dizer que entre obstáculos e desafios, sua missão se manteve firme e, principalmente, atingida com maestria. Logo em seus primeiro anos, o selo já mostrava a que veio, construindo um catálogo respeitável que reunia mais de 40 artistas de peso da cena eletrônica nacional e até internacional, entre eles DJ Mau Mau, DJ Glen, Bruno Furlan, Vini Pistori, Leo Janeiro, Tessuto, além de ter promovido evento na região de Goiás, seu estado sede e em Cuiabá, com presenças de L_cio e Zopelar. 

De 2019 ao final de 2022, a gravadora Thousand entrou em hiato, momento essencial para que  ARR pudesse se concentrar em novos projetos, tanto pessoais quanto em seu núcleo ROOM NOISE, como também para encontrar um novo caminho para o selo. 

“Trouxemos ainda mais foco para o Centro-Oeste, especificamente para Goiás, fazendo com que artistas do Brasil inteiro olhassem um pouco mais para nossa cena. Esse foi um ponto importante para essa consolidação, pois mostramos um trabalho sincero e profissional com a bagagem que tínhamos na época. Eventos, workshops, lançamentos com grandes artistas nacionais, tracks em top 100 de vendas e aparições em várias mídias especializadas aumentaram essas conexões artísticas entre a Thousand e outras regiões.


Sobre a pausa, foi importante para nossa “renovação”, aquele grande respiro em uma época um pouco desorganizada possibilitou restabelecer e situar nosso real lugar por aqui. Estudamos uma diversidade de referências, aprofundamos muito na cena eletrônica brasileira e não deixamos de usar também a cena mundial como orientação e inspiração para essa volta.” 

Com seu retorno em dezembro de 2022, o selo trouxe novos propósitos a serem trabalhados, sem deixar de lado os que motivaram sua criação. Lucas sempre se destacou por sua versatilidade e criatividade como artista e, agora, vem implementando ainda mais essas características no selo que, sem medo de explorar, tem abrangido uma variedade de ritmos como Breaks, House, Electro e até mesmo Techno.  

Essa vontade de acolher diferentes sonoridades se mostra bem presente em seus lançamentos, a exemplo do mais recente, o EP “Fresh Liver”, parceria de ARR e Gultto. Ao todo são quatro faixas, duas originais e duas versões alternativas, produzidas pelos dois artistas, os quais abordam diferentes perspectivas e estilos em uma composição de elementos fascinantes, perfeita para as pistas ou para se manter tocando no fone. Além destes release, produções de Luiz Fribs, Nubreak, Hosben, Alex Justino, Sagittae, Orange Boy e TheTony’s Screams também compõem o catálogo do selo nesta nova fase.

Mas, não é apenas nos estúdios que a Thousand tem apresentado novidades. A gravadora também estreou seu radioshow mensal, que traz mixes de artistas locais; nomes como Hosben, Gultto, Frediones (FREDJ) e Jivago já participaram do programa. Além desta iniciativa, também anunciaram a micro’BAG e a MACRO’bag, duas playlist com participações de convidados especiais que selecionam faixas essenciais para as pistas de dança ou de sua pesquisa pessoal. MBCX8 e zex1000 foram alguns dos convidados.  

“2023 foi um ano bom para a gravadora, nesse recomeço fomos devagar, com o pé no chão, atingimos nossos seguidores musicais mais antigos e começamos a atrair olhares mais novos para o nosso selo. Trabalhamos 99% das vezes com artistas locais talentosíssimos e que ajudaram a colocar a Thousand de volta no “spot”. Fizemos eventos importantes, tivemos lançamentos no TOP 100 em sites de vendas, músicas em várias playlists do spotify, suportes de nomes renomados, também saímos em algumas mídias e fomos gratificados com mais apoiadores do nosso movimento.

Para esse ano de 2024 o objetivo é fomentar ainda mais a cena local e chegar um pouco mais longe, voltando com mais parcerias locais, fora do estado e até mesmo fora do país. Dentro disso podemos incluir +++ lançamentos, eventos, workshops, showcases e tudo que engloba a música eletrônica. Pretendemos ter uma conexão mais íntima com nosso público e reverter isso a uma entrega de trabalho e entretenimento de qualidade. Além disso, vamos focar em alguns lançamentos físicos, incluindo fita k7, CD e quem sabe também o vinil, além de toda uma linha de merchan que será lançada em breve. Support us!”

Acompanhe a gravadora Thousand no Instagram. 

Por Nicolle Prado

Deixe um comentário

Fique por dentro