Vivendo um dos momentos mais especiais de sua carreira, depois de se apresentar na Suíça, no último sábado, 27, Ratier está prestes a estrear por outro grande festival: o romeno Sunwaves. Único DJ brasileiro no lineup, o artista toca no palco principal, no dia 02 de maio (quinta-feira), e promete um set mais voltado ao minimal/deep tech, para honrar a tradição local.
“É a minha primeira vez no Sunwaves, e eu estou muito ansioso por esse dia. Vou tocar mais faixas de deep tech e minimalistas. É um gênero com o qual tenho bastante familiaridade. No Brasil, a gente [D-EDGE] foi um dos primeiros, senão o primeiro, a trazer eventos de minimal. Investimos muito no estilo, do qual eu também tenho bastante material”, declarou o artista e empresário.
Criado em 2007, o Sunwaves surgiu como uma espécie de resposta à experiência geral de festivais de música eletrônica que existia na época. Baseado na Romênia, país que tem uma das cenas minimal mais fortes do mundo, natural que o evento nascesse também pregando que menos é mais: nada de fogos de artifício, projeções de luz, máquinas de fumaça e música comercial.
Em vez disso, um clima amigável e praieiro, feito sob medida para aqueles que são verdadeiramente apaixonados pela música. Trata-se de um dos maiores festivais do seu país, rolando por seis dias e seis noites consecutivas, sem parar, em duas vezes a cada ano.
Famoso por receber long sets que já se tornaram lendas (como os de Ricardo Villalobos, que durou cerca de 14 horas, e de Marco Carola, que tocou por mais de 24h), a edição #32 do Sunwaves rola entre os dias 01 e 07 de maio, na tradicional Neverland Beach, praia que fica na cidade de Constança.
Além de Renato Ratier, nomes como East End Dubs, Franky Rizardo, Ilario Alicante, Jamie Jones, Joseph Capriati, Loco Dice, Manda Moor, Marco Carola, Margaret Dygas, Melanie Ribbe, Paco Osuna e Seth Troxler fazem parte da programação.
O DJ, produtor e empresário coleciona uma extensa lista de turnês internacionais e passagem pelos maiores eventos da atualidade, como Rock in Rio, Tomorrowland e Lollapalooza. Além de lançamentos importantes como o álbum “Ritual”, pela D-EDGE Records, Ratier também está à frente dos clubs mais conceituados da cena eletrônica nacional, o icônico D-EDGE, que inaugurou recentemente filial no Rio de Janeiro — o Centro Cultural D-EDGE — e o Surreal Park, localizado em Camboriú.
Mais sobre Renato Ratier
Com mais de 28 anos de legado, Renato Ratier é uma figura central no desenvolvimento da cena de clubes no Brasil.
Admirado por sua busca incessante por qualidade e profissionalismo, o DJ, produtor e empresário é mais conhecido por ser o criador do D-EDGE — um dos clubes mais importantes na história da música eletrônica global —, do Surreal Park, superclub em Santa Catarina, e do recém-inaugurado Centro Cultural D-EDGE, no Rio de Janeiro.
Como produtor, já lançou por selos como Kompakt, Stil Vor Talent e Get Physical.
Por assessoria