sven vath

Sven Väth: 6 fatos que comprovam sua contribuição para a história da música eletrônica

Sven Väth é um DJ que iniciou sua carreira em uma época de ascensão do techno na Alemanha e na Europa. Em Frankfurt, ele foi um dos responsáveis por colocar a cidade no mapa da dance music e por fomentar toda uma cena que emergia ali, além de levar a cultura clubber para outras regiões.

Até hoje, Sven toca apenas com vinis em seus shows. Para ele a música bate melhor quando tocada em discos invés de formas digitais. Ele é dono de três prêmios DJ Awards.

Veja alguns fatos que provam sua importância para a dance music.

1. Mais de 30 anos de carreira

Sven começou sua carreira no início da década de 80, com uma residência no club Dorian Grey, em Frankfurt. Era o início de uma trajetória lendária dentro da música eletrônica.

2. Clubs e gravadoras

Uma das maiores contribuições do Papa foram seus clubs e gravadoras. Em 1988, seu primeiro club foi fundado. O Omen, em Frankfurt, funcionou por uma década. 

As gravadoras Eye Q e Hearthouse foram fundadas em 1991 e 1992, respectivamente, e funcionaram até 1998. Nelas, vários artistas que estão até hoje na ativa tiveram sua primeira oportunidade, além de lançarem os primeiros álbuns de Sven.

3. Cocoon

A Cocoon é o maior projeto da vida de Sven Väth. A Cocoon começa como uma agência de eventos, que ganhou toda a Alemanha e mais de 30 países. Posteriormente, Papa dá início à Cocoon Recordings, no início dos anos 2000, e a gravadora é até hoje uma das maiores de techno do mundo. 

A Cocoon esteve desde 1999 fazendo festas durante todo o verão europeu no Amnesia Ibiza, foi uma residência que fez história e contava com os maiores nomes do techno todo ano por quase 20 temporadas. Em 2004, um club da label abriu em Frankfurt e funcionou até 2012.

4. Relação com o Time Warp

O Time Warp é um dos maiores festivais de techno do mundo. Está fazendo 30 anos em 2024 e já passou por vários países. Sven Väth já tocou em 27 anos destas 3 décadas de existência. Ele performa nos lines desde 1995, ficando de fora apenas em 1994, 1996 e em 2020 quando não teve evento devido ao Covid-19.

5. Discografia

Papa Sväth possui uma discografia vasta e maravilhosa. Com diversos álbuns, EPs e singles, ele mostrou e continua mostrando como é um artista completo. Seu último álbum ‘’Catharsis’’, lançado em 2022, chegou após um hiato de 19 anos do DJ e produtor sem lançar um disco. A obra ganhou também um álbum de remixes.

6. Repertório e pesquisa musical

Um DJ com tal tamanho e relevância na indústria da música não pode deixar a desejar quando o assunto é a escolha das músicas na pista. Com mais de 3 décadas de carreira, imagina quanto som bom o Papa tem em sua biblioteca de vinis? Em seus sets, ele mostra muita exclusividade, uma pesquisa refinada que foge do óbvio e torna a experiência única em cada apresentação.

Sven Väth está de volta ao Brasil neste fim de semana, com apresentação no Time Warp. Ele fará um extended set de 3h na pista principal no sábado, 04, e no domingo também toca no afterparty oficial da festa. 

É para se esbaldar e aproveitar cada segunda deste artista completo e histórico para a música eletrônica!

Por Adriano Canestri

Deixe um comentário

Fique por dentro