O lendário clube berlinense Watergate vai encerrar no final de 2024, confirmou a equipa hoje, 17 de setembro.
Ao fim de 22 anos, os organizadores do local da Falckensteinstrasse tomaram a decisão de encerrar por razões financeiras. Segundo os representantes, os custos de funcionamento do clube tornaram-se simplesmente demasiado elevados.
“Infelizmente, a realidade da inflação, a crise energética, o aumento dos custos em geral e, não menos importante, o elevado aluguer desta bela localização no coração da cidade, em Oberbaumbrücke, no Spree, apanharam-nos”, disse o cofundador Ulrich Wombacher à Resident Advisor. “Estamos passando por uma enorme pressão financeira, o que nos levou a tomar a decisão de não prolongar o contrato de arrendamento do clube.”
Wombacher também citou a crescente popularidade de grandes eventos e festivais como um fator para o encerramento. “Um clube como o Watergate baseia-se na ideia original do clube como local de definição de toda uma geração musical”, continuou. “Agora que vemos que as coisas estão a ir numa direção diferente, é hora de darmos este último passo. Continuar cegamente sem sentido ou razão e arriscar um declínio financeiro descontrolado está fora de questão para nós. Optámos por nos retirar enquanto ainda temos o controlo e sair de cena com dignidade”.
O Watergate vai terminar com um programa de despedida, que decorrerá desde o seu aniversário em outubro até ao seu encerramento – data exacta a confirmar. Entre os destaques contam-se as apresentações de Charlotte de Witte, Sven Väth, Richie Hawtin, Marlon Hoffstadt, DJ Minx e Kerri Chandler, bem como as festas de renome Multisex, Mala Junta, Club Heartbroken e New Kids on Acid, a adorada noite minimalista associada a Zip e Ricardo Villalobos. Confira a agenda completa aqui.
Fundado em outubro de 2002 por Wombacher, Steffen Hack e Niklas Eichstädt, o Watergate é considerado uma das instituições de vida nocturna mais emblemáticas de Berlim. Embora o espaço físico vá fechar, a editora, Watergate Records, e a marca em geral continuarão existindo.
Por redação