O Time Warp vem ao Brasil desde 2018, entretanto há 30 anos vem espalhando o techno e o house raiz pelo mundo.
Original de Mannheim, uma cidade da Alemanha, o Time Warp teve sua primeira edição em 1994. Uma época em que a Alemanha havia acabado de se reunificar e uma juventude efervescente crescia em meio a um cenário otimista no país.
A cultura techno já em meados dos anos 90 estava a todo vapor na Europa. Steffen Charles foi o fundador do TW e é um dos sócios até hoje. Naquela época, ele tinha uma lojinha de discos e também fazia eventos menores, mas ele queria algo maior. Algo que fosse de uma grandeza ainda inexistente no momento e que remetesse à essência do techno e do house.
Sendo assim, tirou o projeto do papel e deu início ao festival. ‘’Time Warp: a verdade está na pista de dança’’ é o lema que se sustenta até hoje.
Logo nas primeiras edições, o TW tinha em seus line ups nomes como Richie Hawtin, Sven Väth, Kevin Saunderson e muitos outros que se consagraram como lendas da música eletrônica. Esse era uma das exigências da organização: sempre ter os maiores e melhores nos decks. Além disso, o role se destacava pela qualidade do soundsystem e dos efeitos visuais.
Como todo movimento que sai da caixa e chacoalha o mundo alternativo das cidades, o techno também sofreu forte repressão com seu boom em todo o mundo. E o Time Warp também foi vítima, sendo resistência e sempre levando adiante a força do techno, do house e do público. Em 2002 e 2003, a polícia de Mannheim realizou batidas no festival, mas Steffen Charles, Michael Hock e Robin Ebinger, sócios naquele momento do TW, decidiram por continuar com o festival. Bom, me pareceu a decisão correta.
O festival se tornou um fenômeno, sucesso absoluto entre os ravers de toda europa, e a cada ano só melhorava em todos os aspectos. Em 2008, o TW foi premiado por sua relevância social e econômica na região.
Chegou um momento em que os três sócios decidiram alçar voos mais altos. O Time Warp iria para outros países. Itália, Estados Unidos, Argentina, Holanda e República Tcheca receberam edições. Apenas em 2018 o Brasil teve um TW para chamar de seu, em realização em parceria com a produtora Entourage.
Agora, na comemoração de 30 anos do festival e partindo para sua quinta edição brasileira, o Time Warp encontra no Brasil seu segundo maior público, ficando atrás apenas da base em Mannheim. Incrível, não?
A edição deste ano está recheada de grandes nomes tanto nacionais quanto internacionais. Richie Hawtin e Sven Väth, por exemplo, são duas lendas tanto do techno quanto do festival. A primeira apresentação de cada um deles no Time Warp foi em 1995, ainda em sua segunda edição.
E o festival já anunciou os horários que cada um dos DJs tocam. Confira:
Além de tudo, esta edição será em local inédito para o festival. No Vale do Anhangabaú, os prédios da cidade de São Paulo e o centro da cidade darão o clima e o visual para a noite, e vamos combinar: combina demais com o rolê!
Por Adriano Canestri