Queimadas de larga escala ocorreram em São Paulo nos últimos dias e três pessoas já foram presas suspeitas de estarem espalhando o fogo. 48 cidades estão em estado máximo de alerta. Na noite de sábado, 24, o festival Anacã acontecia em Altinópolis quando precisou ser interrompido pela alta quantidade de fumaça que atingiu a festa.
As pessoas evacuaram o local imediatamente e há relatos de que a fumaça era tanta que dificultava a visão. Cerca de 500 pessoas precisaram de atendimento médico.
Segundo a CNN, ao todo, o fogo atingiu mais de 34 mil hectares e 14 regiões do interior paulista, segundo os dados do gabinete de crise do governo do estado.
Jotape (@jotape888) relatou nas redes sociais um caso muito sério de pessoas que tiveram seus pertences roubados no meio da confusão, enquanto todos corriam desesperados para deixar o local. ‘’Além da tragédia ainda roubaram todas as coisas q ficaram pra traz… uma vergonha, despreparo da organização!’’
O festival se pronunciou por meio de nota oficial em seu perfil. Confira:
Conseguimos contato com Tatiana Colozza, que era a responsável pelo Staff Ambulatório e Bombeiro Civil do evento. Ela pontua o trabalho da equipe da seguinte forma:
- No momento do incêndio o sistema de som foi paralisado anunciando ao público para que retirassem os veículos estacionados em local de risco e os levassem para a parte alta da fazenda.
- Realizado contato com as autoridades de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, recebemos informações de que haviam outros focos de incêndio e todas as equipes disponíveis estavam empenhadas
- De imediato as equipes de bombeiros civis, ambulância, segurança e demais funcionários iniciaram um plano de abandono do local, avisando a todo o público que saíssem dali apenas com pertences de valor, buscando a parte alta da propriedade onde a fumaça estava menos densa e consequentemente encaminhando todos ao município de Altinópolis.
- Muitas pessoas necessitaram realizar o deslocamento dos 3 km de estrada até o município a pé enquanto as equipes se concentravam no resgate de pessoas
- Não houveram vítimas fatais graças ao trabalho em conjunto da produção, dos proprietários do Hotel Fazenda e, inclusive do próprio público que demonstrou altruísmo uns com os outros e de forma mútua auxiliaram na evacuação.
Entramos em contato com a produção do evento, mas até o momento da postagem não houve retorno.
Felizmente, ninguém se feriu ou perdeu a vida durante o susto, e é o que mais importa neste momento.
Para mais informações acompanhe a House Mag no site e no Instagram.
Por Adriano Canestri