Talvez você não tenha ideia, mas para a cena eletrônica ser o que é hoje, muita coisa passou pelas mãos de pessoas comuns como eu e você, compartilhando apenas o amor pela música. Nos anos 90, quando a cena eletrônica no Brasil estava começando a dar seus primeiros passos, as coisas eram bem diferentes. Os DJs tinham que lidar com vários desafios: os equipamentos eram caros, era difícil acessar os lançamentos mais recentes da Europa e as festas costumavam se limitar a um único gênero.
Mas isso não impediu que alguns amigos se unissem e formassem coletivos que organizavam festas, trocavam discos de vinil e fomentavam um senso de comunidade. Foram eles que criaram os primeiros espaços para o que hoje chamamos de cena underground. Foram os coletivos os responsáveis por criar novos movimentos, lançar tendências e atrair novos adeptos para a música eletrônica, algo que é fundamental até os dias atuais.
E é por isso que o próximo evento do Surreal Park, marcado para o dia 24 de agosto, é tão significativo. Batizado como Church Collective, a equipe de curadoria convidou quatro coletivos catarinenses que vem desempenhando um importante papel na cena eletrônica underground para que tragam seus artistas residentes e protagonizem uma festa de altíssimo nível musicalmente falando. Ocsid, Garage, Sintoniza e Brume farão às honras em uma noite que promete vários b2b’s diretamente do palco Church, que sempre teve como objetivo ser um espaço democrático e aberto para novos artistas e coletivos.
Abaixo, você conhece um pouco mais do trabalho de cada uma das labels e pode ir aquecendo para a noite do dia 24. Os ingressos estão disponíveis neste link.
Ocsid
A Ocsid tem origem em Blumenau/SC, no ano de 2022, como um tributo à história cultural da House Music. Criada por rVicent e Ribero, a label traz referências musicais que vem desde os primórdios dos clubs de Chicago, passando pelo sucesso meteórico nos porões do Reino Unido e pela vigorosa cena contemporânea que continua a extrair toda a variedade sonora desse estilo. Uma miscelânea entre sons do passado e do presente em meio à natureza.
Garage
A Garage já tem mais tempo de história. Nasceu no comecinho de 2014 com uma missão clara: trazer a cultura da música eletrônica para Gaspar e região. Naquela época, os fundadores, Jackson Nichele e Fabio Mannrich, estavam sentindo falta de eventos assim por ali, então decidiram se juntar e fazer acontecer. O projeto cresceu rápido, e com a adesão do público, foi criada uma base sólida de seguidores que começou a marcar presença em todos os eventos.
Com o crescimento da Garage, o número de residentes também aumentou. Hoje, são 8 DJs e 1 VJ que fazem parte do time, e os eventos não ficam mais restritos a Gaspar – a festa se espalhou por todo o litoral e vale europeu, rolando também em Indaial e Florianopolis. O objetivo continua o mesmo: levar música de qualidade, seja para os ouvintes mais exigentes ou para quem está começando a se apaixonar pela cultura eletrônica.
Brume
Também criada em 2022, a Brume vem trazendo uma identidade sonora cheia de grooves marcantes, melodias ácidas e aquele toque retrô que a gente ama. Com Servelin e Vissirini como dois dos líderes do núcleo, a label explora todos os cantos da House Music, desde os bpms mais tranquilos até os mais acelerados. O nome, em francês, significa névoa, já que do mesmo jeito que esse fenômeno se espalha e toma conta do ambiente, a arte também se move e transforma tudo ao seu redor. E é isso o que a Brume é: um verdadeiro respiro de arte, um espaço íntimo e eufórico onde a música é a estrela e tudo se conecta de forma mágica.
Sintoniza
Liderada por Alex Dittrich, a Sintoniza já ultrapassou a marca de sete anos e hoje atua como festa e como gravadora, já tendo lançado mais de 45 releases no seu catálogo, uma marca bastante expressiva. A label se destaca por trazer nomes de peso da cena musical brasileira e por seu papel em descobrir produtores de todo o mundo, sem deixar de apoiar incansavelmente os novos talentos.
Partiu? As labels estarão representadas pelos seguintes artistas: Ocsid com rVicent e Ribero; Garage com Joao Teixeira e Luan Schmitt; Brume com Servelin e Vissirini, e Sintoniza com Alex Dittrich e Edu Mōhr.
Por assessoria