Um vídeo de um grupo de jovens viralizou na última semana. Na ilha de Sylt, no norte da Alemanha, em uma balada foram flagrados cantando músicas com as frases ‘’fora, estrangeiros!’’ e ‘’Alemanha para alemães’’ – um slogan da era nazista.
A Alemanha é conhecida mundialmente por ter uma cena de resistência das mais importantes do mundo com diversos clubs, movimentos históricos como a Love Parade e recentemente o movimento techno por lá foi reconhecido como um patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO.
Nos últimos tempos, com a forte imigração na Europa de muçulmanos e africanos, movimentos contra estrangeiros na Alemanha começaram a ganhar força, inclusive de alguns jornais locais.
Uma matéria no G1 aponta que A ministra alemã do Interior, Nancy Faeser, disse que “qualquer pessoa utilize lemas nazistas como ‘Alemanha para os alemães; fora, estrangeiros’ envergonha a Alemanha.” Em entrevista ao grupo de mídia Funke, ela questionou se “lidamos com pessoas que vivem em uma sociedade paralela negligenciada pela riqueza [quando jovens crescem sem imposição de limites devido à riqueza familiar] que pisoteiam os valores de nossa Constituição”.
A polícia da região de Sylt também está por dentro do caso e investiga a situação.
A Alemanha sempre educou sua população em relação aos pensamentos do início do século passado e o governo continua firme e mantém sua posição em relação ao combate a essas ideias, que são consideradas crime no país.
Por Adriano Canestri