Uma matéria veiculada no portal O Globo indica que em 2024 artistas, compositores e músicos já receberam mais de 1 bilhão de reais distribuídos em direitos autorais. 47% desse valor veio através de streaming, rádio ou TV.
A matéria indica que o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) tem a previsão de arrecadar R$1,5 bilhão em direitos autorais até o fim deste ano.
O valor já havia sido atingido anteriormente, entretanto o que surpreende é que este ano veio com 4 meses de antecedência.
O momento da indústria da música no Brasil é de crise?
Recentemente, diversas notícias têm saído a respeito da dificuldade de produtores de eventos e festivais em manterem o padrão de qualidade ou até mesmo de realizar os eventos e vender ingressos. Informações como essa do repasse dos direitos autorais aos artistas são um respiro para um mercado já inflacionado que têm custos elevados em todos os setores.
Por outro lado, com cada vez mais visualizações nas músicas, o reconhecimento ao artista aumenta e consequentemente seus cachês, valores e equipes, o que trás novamente à tona o debate sobre as dificuldades dos produtores.
Para você, qual é o momento da indústria no Brasil?
Por Adriano Canestri