Um novo documentário destaca as contribuições pioneiras do falecido DJ de Chicago Ron Hardy para a história da house music.
I Was There: The Rise of House Music in Chicago acompanha o impacto do DJ Ron Hardy antes de sua morte prematura em 1992, aos 33 anos, após lutar contra a AIDS. Feito com a bênção do sobrinho de Ron Hardy, Bill Hardy, o filme se concentra no culminar das questões sociais de Chicago – racismo, a crise da AIDS e a agitação civil geral – que tornaram a cidade perfeita para a evolução do gênero, além da inovação musical da qual Hardy fez parte
A equipe de documentários do diretor Vito Nicholas, a produtora Elena Winterer e o produtor associado KC Wray gravaram entrevistas com figuras-chave da cena como Jamie 3:26 e Robert Owens.
Além de mais custos de filmagem e produção, a meta de arrecadação de fundos de £ 50.000 irá para o pagamento das licenças apropriadas de música e filme, “que voltarão para a comunidade de Chicago”, diz a descrição do Kickstarter. “Pagar as devidas dívidas e o respeito que está muito atrasado para este capítulo pioneiro na história da música que eles escreveram.”
Em 2020, a Frankie Knuckles Foundation e os Chosen Few DJs arrecadaram fundos para uma lápide memorial especial para Ron Hardy.
Apoie e encontre mais informações sobre o documentário I Was There através da campanha oficial do Kickstarter.
Por redação