Nesta sexta-feira, 26 de abril, o D-EDGE Rio se prepara para receber uma das aberturas mais especiais de sua ainda curta, mas já intensa jornada. Parte da celebração de 24 anos da marca D-EDGE, que está sendo comemorada em todo o mês de abril, a casa carioca recebe dois gigantes da cena clubber: o DJ alemão Gerd Janson e o núcleo britânico Horse Meat Disco.
Gerd Janson
Foto: Divulgação
Um dos DJs mais interessantes e diferenciados do cenário alemão da house e do techno, Gerd Janson se notabilizou por ser um exímio pesquisador, capaz de resgatar clássicos de maneiras inesperadas e emplacar tendências nas pistas de dança.
Residente dos clubes Panorama Bar/Berghain e Robert Johnson (neste, desde 2000, onde, como DJ e curador, ajudou a fazer dele uma das casas mais celebradas da cena), o artista natural de Frankfurt foi introduzido ao techno ainda garoto, ao ganhar uma fita cassete com um set de Sven Väth. A paixão foi arrebatadora, e Gerd dedicou os primeiros anos de sua juventude a viajar pela Alemanha atrás dos melhores rolês.
Como resultado, adquiriu uma bagagem musical diversificada, que lhe conferiu um de seus maiores diferenciais quando, enfim, tornou-se um artista: a versatilidade. Janson é capaz de percorrer pelo amplo espectro da house e do techno, normalmente focando em tons mais coloridos e tropicais, como disco house, UK funky e synth-pop.
Um dos cabeças da conceituada gravadora Running Back, Gerd Janson teve papel fundamental para promover tendências e ajudar a construir a cena eletrônica alemã, ganhando projeção internacional.
Horse Meat Disco
Foto: Divulgação
Se Gerd Janson teve papel fundamental para a house e o techno alemães, o Horse Meat Disco foi pivô do resgate do clássico som da disco music na Inglaterra. Formado pelos DJs Luke Howard, Severino Panzetta, James Hillard e Jim Stanton, o grupo surgiu de maneira despretensiosa — quase acidental — na casa The Eagle, em Londres, no Réveillon de 2004.
Autodefinida como “a festa queer para todos”, a party label se tornou uma marca global nesses 20 anos de vida, com direito a residências mensais em Berlim e Nova Iorque, bem como turnês constantes ao redor do mundo. Ícones da cena disco/house, como Daniele Baldelli, Derrick Carter, Rub-N-Tug, Daniel Wang, Prins Thomas e I-F foram apenas alguns dos nomes que se apresentaram em seus eventos.
Em 2020, passaram de seletores e curadores de disco para criadores, a partir do lançamento do bem-sucedido álbum “Love and Dancing”, através da gigante Glitterbox/Defected.
Desde então, o grupo também tem se dedicado a produzir, remixar e desenvolver coletâneas, e não tem mostrado nenhuma intenção de diminuir o ritmo.
Gerd Janson e Horse Meat Disco no D-EDGE Rio
Além das atrações gringas, a noite de sexta no D-EDGE ainda conta com Leo Janeiro, Nepal e Cauana — todos tocando na Pista 1.