Clássico da house music coleciona remixes de diferentes gerações da música eletrônica: “Promised Land” 

Existem obras que têm o poder de atravessar gerações e continuar encantando e envolvendo ouvintes. São os clássicos, que ano após ano, se destacam por seu potencial atemporal. E na música eletrônica, esses hinos podem ganhar novas versões a fim de perpetuar o legado, trazendo uma nova leitura que proporciona um alcance ainda maior da obra original por um olhar e sonoridades diferentes. 

“Promised Land”, do icônico DJ e produtor de Chicago Joe Smooth, é um exemplo dessa capacidade de músicas que atravessam décadas. A track é original de 1987 e se tornou um dos principais sucessos da house music, com uma mensagem positiva, forte influência do soul e do R&B, aliados ao vocal potente que narra uma prece e o desejo de um mundo melhor rumo à terra prometida, evidenciando o background gospel do artista.

Joe Smooth foi um pioneiro da house music nos anos 89 e continua sendo referência na cena até os dias de hoje. Autodidata desde os 12 anos, trabalhou ao lado de nomes como Frankie Knuckles e Marshall Jefferson. Seu nome assina clubs lendários em Chicago, assim como projetos em colaboração com artistas importantes da cena musical em todo o mundo, entre eles, Whitney Houston, Destiny’s Child e Sisqo, recebendo múltiplos prêmios de discos de ouro e platina por seu trabalho.

Sua influência na música eletrônica mundial é indiscutível e, é claro, que suas obras se tornaram inspiração para vários produtores, como Groove Armada, Solomun e Kiko Franco, que remixaram “Promised Land” em diferentes anos e gêneros, todos pela Armada Music, gravadora responsável pela faixa original.

Groove Armada – 2019

A versão do duo inglês Groove Armada trouxe uma leitura mais pista, preservando o vocal nos breaks da faixa. O drop traz uma sonoridade mais efervescente e instrumental com muita potência. 

Kiko Franco – 2021

Kiko Franco optou por trazer a “Promised Land” as percussões do afro house, com timbres mais misteriosos que combinaram muito bem com o vocal, o qual o produtor optou por utilizá-lo praticamente sem recortes. A faixa chegou a posição de número 4 do chart de Afro House no Beatport.

Solomun – 2024

A lenda Solomun trouxe mais elementos percussivos em seu remix para “Promised Land”, preservando o refrão icônico e adicionando uma atmosfera leve e mais viajada.

Há um ano, a Armada Music inclui em sua comemoração de 30 anos, um mini documentário sobre Joe Smooth e o hino “Promised Land”, na série documental “Armada Music 20 Years Classics”. No material, uma entrevista exclusiva com o produtor e DJ que é considerado um dos pioneiros da house music. 

O documentário ainda conta com as participações dos DJs da BBC Radio 1, Pete Tong e Judge Jules, junto com o CEO da Armada Music, Maykel Piron, que refletem sobre como “Promised Land” além de lançar um novo gênero dentro da música eletrônica os inspiraram em suas carreiras. “Todos os apaixonados por house music já ouviram essa música”, diz Maykel. 

Assista aqui:

Por Lu Serrano

Deixe um comentário

Fique por dentro