O cenário musical brasileiro recebe hoje uma nova voz, um novo som, e uma nova história. Cau Bartholo, natural do Acre, traz em seu EP de estreia uma jornada sensorial que mergulha nas raízes do seu povo. Em destaque, a faixa “Baque“, uma celebração da cultura e musicalidade dos seringais. O single está disponível nas principais plataformas digitais.
“Baque” é mais do que uma música; é um convite para uma viagem ao coração da floresta, onde os sons da natureza e a batida dos instrumentos tradicionais se entrelaçam. Como nos conta Bartholo, “Baque é uma homenagem ao povo da floresta, esse povo que veio de todo canto do mundo pra viver da exploração da borracha.”
Com direção musical de Zeo Guinle, o trabalho de Cau Bartholo nesta faixa transporta os ouvintes para uma clareira iluminada pela lua, onde o som do acordeon ecoa entre as árvores e os corpos se movem em harmonia com a música. Destacando-se como um dos poucos exemplos de música eletrônica a incorporar o acordeon, “Baque” é um testemunho da diversidade sonora do Brasil que tem também sons da floresta brasileira.
Ao descrever o processo criativo por trás da música, Bartholo compartilha:
“Meu processo criativo começou com estudo de material de áudio visual sobre o Acre, então vi documentários, entrevistas, tudo o que falava da história do meu povo e fui buscando inspiração para chegar em um tema pra cada música original.”
Combinando elementos tradicionais com uma abordagem contemporânea, Cau Bartholo apresenta ao mundo um som único e autêntico, enraizado na história e na cultura do Acre. “Baque” é apenas o começo de uma jornada musical que promete surpreender e encantar.
Em pleno ritmo de crescimento na sua carreira, em 2023 Cau Bartholo se apresentou no Universo Paralello, maior festival de música alternativa da América Latina, e com isso alcançou mais um feito para sua coleção de boas histórias com a música. Recentemente, em sua temporada na Irlanda, a DJ se consagrou como um dos nomes fortes da cena techno local. Lá, integrou line-ups com artistas do calibre de Meca, Amine Edge & Dance, Ashibah, Aline Rocha e com seu warm-up entregou a pista prontinha para a rainha ANNA, uma das principais referências de Cau Bartholo.
Com o single Baque, Cau Bartholo apresenta a primeira de cinco faixas que integrarão o EP a ser lançado em breve pela Navegador. Para ouvir a discografia de Cau Bartholo basta acessar o Spotify ou o SoundCloud. Se quiser mais informações, estão disponíveis as redes @caubartholo @navegadormusical
Por Nazen Carneiro