Por Daniel Sellos
O Dia de Iemanjá é comemorado em 2 de fevereiro.
Também conhecida como “Rainha do Mar”, Iemanjá é um orixá africano feminino. Ela faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras.
Iemanjá é considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.
Igualmente protetora dos lares, das crianças, gestantes, é invocada na hora do parto e por todos que desejam ser felizes no casamento.
O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá.
Em Arraial da Ajuda , Porto Seguro na Bahia acontece nessa Sexta a segunda edição do ”Yemanja Fest ” no dia 02 de Fevereiro, na Praia dos Pescadores, o evento será beneficente e terá entrada livre. Os convidados devem levar de 1 litro de leite que serão doados para Associação Filhos do Céu. No último ano foram arrecadados 260 litros de leite e a meta é tentar dobrar essa feitoria do bem.
Serão 8 horas de festa com 5 DJs no line up: Drago D- Klann, Beka Episcopo, Ancestrall, MUSHSs e Julia Hills que comandarão o som ao longo da festa que começa às 14h e vai até às 22h.
Alguns indígenas da Reserva Aldeia Velha Pataxó também estarão no evento vendendo seu artesanato e também farão uma cerimônia de defumação com amescla aruanda para atrair boas energias.
Também teremos um foco em sustentabilidade com consultoria da ong Ambiente See, para evitar descartes e resíduos na praia.
A idealizadora do projeto BEKA EPISCOPO conversou com a House Mag sobre o projeto cultural em homenagem a Iemanja, carreira e futuros remixes:
Beka Episcopo, nome que vem despontando na cena de Afro House e Latin House, é artista ítalo-brasileira que atualmente vive em Portugal.
DJ, produtora musical e cantora, Beka vem conquistando cada vez mais novos públicos com suas produções e voz marcante unindo gêneros e culturas.
A artista é residente da Pure Ibiza Radio aos domingos e também é parte integrante do projeto Saevus et Mitis ao lado de Ramony Farias.
Beka, que já participou de B2Bs ao lado de nomes como o artista francês Dimitri Nakov, alcançou em janeiro o Top #20 de Afro House no Beatport com o single ‘Burumtu’ pela Across The Time Records.
Falando sobre sua música e principais influências, Beka explica: “Uso o Yorubá como idioma para poder criar uma conexão profunda com a cultura e a história afro.
Quero ressoar fortemente com pessoas que compartilham essa herança cultural ou que estão interessadas em aprender mais sobre ela.
A minha música tem ritmos complexos e ricos padrões de percussão que são característicos da cultura e tradições musicais africanas e afro-latina.
O single ‘Lerê’ é uma colaboração com Natema e Kreisler, assinado pela Transa Records.
‘Lerê’ apresenta uma produção vibrante e envolvente, colorida e cheia de percussão. Além disso, presta homenagem ao lendário cantor e poeta brasileiro Dorival Caymmi.
O lançamento incorpora samples de ‘Retirantes (Vida de Negro)’ de Caymmi, trabalho que fez parte da trilha sonora da novela ‘Escrava Isaura’ (1976).
O envolvimento em projetos culturais da Beka em Arraial da Ajuda começou a mais de 2 décadas atrás , quando ela idealizou o ”’ Projeto Modelo de Vida ” um curso de modelos que abrangia desde da filha do condutor de ônibus até as herdeiras dos donos de hotéis e pousadas na região, o projeto foi uma forma de incentivar os jovens da região a ter um trabalho e se comunicar com jovens sem renda que estavam entrando na prostituição. com o projeto Beka conta ”Podemos salvar o futuro, dar sentido para tantas que estavam sem rumo, ensinar a como se comportar, lutar e batalhar por espaço, dar luz para além das passarelas. foi gratificante ter essa proposta abraçada pela comunidade local. ”Ao trazer novamente outro projeto cultural para as pistas de Arraial da Ajuda dessa vez no dia mais importante do turismo local.” Beka envolve a pista eletrônica a proposta de ajudar o próximo no evento beneficente que acontece para todos na Praia dos Pescadores nessa sexta 02 de Fevereiro , acesse o Instagram fique por dentro e compartilhe….
Ouça o set autoral de Beka no Universo Paralello de 2023/2024: