Annie Nightingale, a primeira mulher apresentadora da BBC Radio 1 e a DJ mais longeva da emissora, faleceu aos 83 anos. Sua família confirmou que ela morreu em 11 de janeiro em sua casa em Londres após uma breve doença.
Descrita como uma “pioneira, pioneira e inspiração para muitos”, a paixão de Nightingale por compartilhar música com o público permaneceu forte ao longo de sua carreira de seis décadas na BBC TV e rádio em todo o mundo.
Nascida em 1º de abril de 1940, Nightingale começou sua carreira na TV e nos jornais antes de se tornar apresentadora do popular programa pop dos anos 1960 ‘That’s for Me’.
No final da década de 1960, ela se juntou à BBC Radio 1, quebrando barreiras como a única DJ mulher por 12 anos. O amor de Nightingale pelo rock’n’roll e a crença no impacto da música fizeram dela uma figura icônica na TV e no rádio. Ela apresentou a cena underground acid house para o público mainstream e continuou a apoiar novas músicas e artistas.
Ao longo de sua carreira, Nightingale recebeu inúmeros prêmios e homenagens. Em 2002, ela foi premiada com um OBE por suas contribuições para a radiodifusão, seguido por um CBE em 2020.
Sua influência na indústria da música e na radiodifusão será sempre lembrada