No próximo dia 15 de fevereiro, o Surreal Park, em Camboriú/SC, será palco de uma celebração inesquecível: o aniversário de Renato Ratier, um dos nomes mais emblemáticos da música eletrônica brasileira.
Em duas pistas, o lineup apresenta Classmatic B2B Ratier, André Buljat B2B Cesare vs Disorder, Gugaforlife e Vicente Schiavenin B2B Ed Crivellaro (Church); e Ratier, Conrado, Ferris, Junx e Ton Antony (Nomad by Nostalgia).
A data especial marca não apenas o aniversário do artista, mas também celebra quase três décadas de inovação e contribuições significativas para a cena cultural e musical do Brasil. Reconhecido por seus empreendimentos visionários, Ratier transformou festas em arte e casas noturnas em verdadeiros centros culturais, consolidando seu nome como um dos maiores ícones da cena eletrônica brasileira.
DJ, produtor e empresário, Ratier começou sua incursão na música nos anos 90, quando morava em Campo Grande/MS, movido pela paixão por discos e por uma visão de unir diferentes expressões artísticas. Ainda na capital do Mato Grosso do Sul, fundou a loja Subculture em 1995, que combinava moda, música e cultura alternativa.
Desde então, ele expandiu sua atuação para áreas como turismo, gastronomia e moda, com marcas e projetos que unem criatividade e sofisticação. Unindo música, moda e arquitetura, redefiniu o conceito de entretenimento no Brasil, sobretudo quando se fala na cultura clubber do país.
D-EDGE e a revolução cultural
Em 2000, Renato Ratier abriu o primeiro D-EDGE em Campo Grande, uma casa noturna que revolucionou o cenário da música eletrônica no Brasil. Posteriormente, o clube foi reaberto em São Paulo em 2003, onde segue como um dos maiores símbolos da cultura clubber mundial. O clube foi pioneiro no uso de iluminação LED e design imersivo de Muti Randolph, tornando-se referência global.
Mais recentemente, ao final de 2023, foi aberta a filial carioca, o D-EDGE Rio, ou Centro Cultural D-EDGE, que vem revolucionando a noite na Cidade Maravilhosa.
No dia 21 de fevereiro, uma sexta-feira, vai rolar uma Freak Chic especial no D-EDGE SP, a Ratier B-Day contará com André Buljat, Cesare vs Disorder, Ney Faustini e o anfitrião comandando a noite.
Surreal Park e o palco Ritual
Um dos projetos mais recentes e ambiciosos de Ratier é o próprio Surreal Park, inaugurado em 2021, em Camboriú, com uma área de 135 mil m². O espaço é um híbrido de arte, natureza e música, com cinco palcos — e em breve sete, com o Art Car Ritual e a pista Jet Set, dentro do avião — incluindo o Ritual, que reflete a essência de seu álbum homônimo lançado em 2023.
Com capacidade para oito mil pessoas, o palco Ritual é uma obra arquitetônica desenhada por Ratier e sua esposa Sarah, e executada pela Surya, construída com materiais sustentáveis, como bambu e madeira. O palco se tornou um símbolo da conexão entre tecnologia, música e cultura orgânica.
Legado na música e colaborações
Na música, Ratier é reconhecido por sua versatilidade e riqueza musical, passando por diversos estilos e gêneros, um verdadeiro camaleão. Por já ter dividido a cabine com praticamente todos os artistas mundiais, carrega diversas influências que o fazem transitar por várias sonoridades, desde a disco, anos 70, 80 e 90, todas as variantes do house e techno, electro, indo do clássico ao mais contemporâneo. É conhecido por fazer sets longos criando viagens sonoras, onde transita por diversos BPMs, criando climas e atmosferas em suas apresentações.
O produtor cria faixas atemporais que dialogam com diferentes estilos. Seus álbuns “Black Belt” (2013), “Youniverse” (2016) e o recente “Ritual” (2023) demonstram sua evolução artística e sua paixão por elementos orgânicos e afrofuturistas. Além disso, ele já lançou músicas por selos como Kompakt, Stil Vor Talent e Get Physical, além de remixar artistas icônicos como Rita Lee.
Renato também tem o talento de criar conexões valiosas, como sua colaboração com Carl Cox no Surreal Park e o projeto do palco itinerante Art Car Ritual, inspirado em seu último álbum.
Por assessoria
Foto: @alan_slv