Na noite de ontem, 20, a crew brasileira Pachamama, importante no cenário underground nacional, divulgou uma nota em seu perfil oficial no Instagram relatando um fato ocorrido no final do ano passado.
Em outubro, foi realizado um evento em que o DJ italiano Dark Whisper faria um set no domingo de 04h. Ele já havia se apresentado em outras festas da Pachamama e nutria uma relação de mais de 06 anos com a organização. Sabendo dessa relação de confiança, o artista começou a pedir adiantamento de seu cachê e valor da passagem aérea – que segundo ele iria comprar de forma independente.
Segundo o post da crew, foram meses de pedidos até que cederam e fizeram o adiantamento com desconto no valor total.
A partir de então, Dark Whisper parou de responder as mensagens dos produtores da festa e sempre que aparecia dava a entender que estava tudo certo, porém ficava mais alguns dias ou semanas sem dar notícias. Quando chegou o dia do evento, que inclusive era temático da sua própria label, Alice-D, ele não apareceu alegando problemas com seu passaporte. Segundo o relato da Pachamama, os artistas de sua gravadora também mostraram incômodo, uma vez que seguiram para uma tour pela América do Sul e aparentemente não estavam recebendo suporte nem notícias do DJ. Dark Whisper não compareceu em nenhum dos eventos.
Entramos em contato com Vini, um dos sócios do festival, que nos relatou: ‘’Nosso intuito não é atacar algum evento em específico, é em relação ao artista. Esse tipo de conduta precisa ser extinto da nossa cena, não cabe mais. Não é legal ver ele tocando em outras festas devendo para vários produtores pelo mundo. Depois que soltamos essa bomba apareceram várias pessoas que disseram estar em situação parecida com ele.’’
A Pachamama está completando 10 anos em 2025, portanto realizará diversas comemorações e edições especiais ao decorrer do ano. ‘’No decorrer desses 10 anos já trabalhamos com quase todos artistas do cenário e nossa relação com todos é muito boa. A relevância que temos no cenário hoje em relação a contatos e ser bem visto pelo mercado é grande’’, completa Vini.
Entramos em contato com Dark Whisper, porém até o momento da publicação da matéria não tivemos resposta.
As conversas e a versão completa da história estão disponíveis AQUI no perfil oficial do festival.
Por Adriano Canestri