Não é novidade as mudanças climáticas e o aquecimento global acelerado que vivemos neste período da história. Após 2023 ter sido registrado como o ano mais quente do planeta nos últimos 100 mil anos segundo o observatório europeu Copernicus, a previsão é que 2024 passe esta marca. Somado a isso, o verão se aproxima, época das temperaturas mais quentes.
No hemisfério norte, o verão deste ano foi o que apresentou maiores temperaturas na história, superando 2023, aponta o observatório Copernicus. Muito desse aumento contínuo dos termômetros se deve ao aquecimento dos oceanos, que vem absorvendo o calor gerado pela atividade humana.
O alerta vermelho está ligado e à medida que o verão está batendo na porta, precisamos discutir os riscos presentes nos grandes eventos dessa época.
Essa época do ano no Brasil é caracterizada por temperaturas elevadas e chuvas abundantes, portanto tempo úmido. O que devemos nos preocupar é que cada vez mais o calor aumenta e as chuvas castigam mais. Só este ano tivemos problemas sérios no país devido ao clima. As enchentes no Rio Grande do Sul, o apagão de dias em São Paulo que aconteceu duas vezes, a seca histórica em Belo Horizonte, as queimadas constantes em todo o país e a seca histórica do Rio Amazonas.
Os eventos veranicos costumam ser em locais abertos e com belas paisagens como praias e rooftops, o que aumenta a incidência de sol sobre as pessoas e consequentemente a desidratação. Por isso, a portaria divulgada pelo governo federal com a obrigatoriedade de fornecimento de água ao público em 26 de agosto é tão importante. Ela é válida até 26 de dezembro e pode ser renovada. Pode e deve! É justamente nessa data que as praias e locais turísticos do Brasil começarão a receber a maior parte dos turistas querendo aproveitar o ano novo. Em contraponto, caso chova também é um risco pelo aumento da força da chuva e dos ventos.
Previna-se para todo tipo de situação para que as comemorações não virem dias de preocupação!
Quanto aos eventos, é necessário se preparar para o verão e antecipar todo tipo de dificuldade que possa ser causada pelo clima, uma vez que as informações já estão circulando a bastante tempo a respeito dessa época do ano. Pontos de hidratação, ventiladores e climatizadores nos locais que são possíveis, caminhão pipa e uma equipe preparada para todas as situações são fundamentais para a qualidade e segurança de quem trabalha e do público.
Como você vem se preparando para o curtir o verão sem preocupações?
Por Adriano Canestri