Na coluna de hoje, vamos falar sobre cinco faixas, entre clássicos e novidades, que estão bem presentes nos sets dos DJs de House Music atualmente. Desde o início, o Anhanguera procurou manter uma identidade musical consistente que remete às nossas origens, mas que também se conecte com a sonoridade do tempo presente. Mesclar faixas de épocas diferentes que conversem entre si é uma das habilidades mais interessantes do universo clubber, pois possibilita explorar com maestria o vasto território de um dos estilos mais versáteis da música eletrônica. Confira agora as nossas cinco escolhas que exemplificam perfeitamente essa conexão:
01. Lil Louis – Club Lonely (J. Club Mix) | Bulk
Lil Louis é um nome que dispensa apresentações. Mais conhecido pela faixa “French Kiss”, tocada tanto por DJs de house quanto de techno, o artista de Chicago também lançou o clássico “Club Lonely” em 1992. No entanto, é essa versão de 2008 que frequentemente marca presença em nossos sets. Uma faixa incrivelmente atemporal que funciona para qualquer pista. O baixo grooveado, combinado com um vocal e uma letra que representa a experiência de muita gente na noite. Quem que ama música e nunca foi sozinho a um clube?
02. Joss Moog – Forever Pimpin’ | Robsoul
“Forever Pimpin'” do produtor francês Joss Moog é mais uma daquelas faixas atemporais que funcionam em qualquer noite de house e, especialmente, em qualquer horário do set. Pode ser no warm-up, no peak time ou no after. Uma obra-prima do deep house minimalista, que sabe utilizar poucos elementos com maestria. Uma batida mais cadenciada, um baixo synth, um sample de piano em looping e pequenas doses de vocal formam uma combinação certeira que não precisa de mais nada.
03. Steve & Cle – Crew Thing | Nu Groove
Nos últimos anos, temos notado como nomes históricos da cena house têm produzido obras bem atuais. Um exemplo é o lendário produtor alemão Steve Bug, um nome que ajudou a definir a cara do house europeu, com produções que flertam com techno, minimal e electro. Sua faixa mais recente foi lançada pelo selo Nu Groove, que também possui uma história rica na house music desde os anos 90. O selo vem surpreendendo com lançamentos interessantes que trazem à tona a sonoridade da house music mais clássica, porém com uma roupagem atual.
04. Disclosure – She’s gone, dance on | Disorder
Disclosure é uma dupla de irmãos que ganhou o mundo há um tempo, ainda muito jovens, se tornaram ícones da e-music, com produções classudas e muitas referências ao UK Garage. Hoje em dia, mais maduros, os dois tem se enveredado muito no mundo da House e Disco Music, e esse último lançamento demonstra bem isso. Com samples de “Dance on” do gênio italiano Ennio Morricone, a faixa tem toda uma vibe disco e soul filtrados e com flow marcante, além de uma energia pulsante nos beats, bass e arpejos.
05. Groove Armada – Free Jam | DFTD
Uma banda old school pode voltar à cena com uma proposta atual? Sim, é o que prova essa nova faixa de Groove Armada. Os vocais são de Kathy Brown, vocalista na ativa na cena house desde 1993. DFTD é o selo mais tech house da família Defected, mas essa produção conseguiu entregar o house mais puro e atemporal com uma mistura de soulful com os vocais e jackin com a batida mais forte. Um excelente trabalho de ressignificação de uma banda clássica dos anos 90.