sintetizador

5 museus que celebram a história da música eletrônica e sua importância

Desde o início do século XX existem instrumentos que simulam sons eletronicamente, e a dance music como conhecemos hoje já tem boas décadas de história para contar. Nada melhor que celebrar e compilar essa história em um museu, não é mesmo?

Confira 5 museus que eternizaram a música eletrônica e sua rica história!

  1. Our House

O Our House é um museu de música eletrônica baseado em Amsterdã e é um acervo de mais de 40 anos de história da música eletrônica. Inaugurado em 2021, o local oferece uma experiência imersiva aos fãs, contando a evolução da dance music narrado por lendas como Carl Cox, Armin van Buuren, Charlotte de Witte e Kevin Saunderson.

  1. Museu de Ciência e Tecnologia de Viena

O Museu de Ciência e Tecnologia de Viena, na Áustria, conta com uma exposição dedicada às mulheres pioneiras na música eletrônica como Johanna Magdalena Beyer, Daphne Oram, Laurie Spiegel e Wendy Carlos. E também há uma ala dedicada aos primeiros instrumentos eletrônicos, com quase 100 anos de história.

  1. MOMEM – Museu de Música Eletrônica Moderna

O MOMEM foi inaugurado em Frankfurt, na Alemanha, em 2022. O museu tem proposta de trazer toda a história da música eletrônica, não só por meio de leituras e palestras, mas também com eventos e apresentações de DJs. A exposição de estreia teve a participação do grande Sven Väth, que fez história na cidade, e que explorou toda sua discografia.

  1. Museu Suíço de Música Eletrônica

Localizado em Freibourg, Suíça, a exposição no showroom conta com cerca de 5000 instrumentos eletrônicos entre sintetizadores, baterias eletrônicas, unidades de efeitos, mixers, equipamentos de estúdio e amplificadores. Em um espaço do museu, por volta de 50 instrumentos estão disponíveis para utilização do público.

  1. Museu do Techno

Fundado em Berlim pelo dono do lendário Tresor, o ‘’Arquivo vivo da eletrônica’’, como é chamado por seu fundador Dimitri Hagemann, fica localizado na mesma usina que o club funciona hoje. O objetivo do local é transmitir a atmosfera de Berlim durante a ascensão do techno.

Por Adriano Canestri

Deixe um comentário

Fique por dentro