Música eletrônica e surf music: Old Surfers

Por Marllon Gauche

Foto de abertura: divulgação

Entre camisas florais, sintetizadores, batidas eletrônicas e guitarras com muito reverb surge o Old Surfers, um projeto musical comandado por Luiz Bueno, Manoel Vanni e Renato Patriarca, que une timbres clássicos da surf music com a abordagem moderna da música eletrônica, explorando ainda estilos como trip hop, house e ambient music. O trio se uniu no início deste ano e gravou 13 músicas autorais que estão sendo lançadas em EPs divididos desde o mês de maio. Quem ganhou luz do dia desta vez foi “Morning Sun”, disco com três originais que apresenta muito bem a sonoridade proposta pelos músicos.

Além do timbre característico dos instrumentos de corda que remetem à surf music surgida por volta dos anos 60, a identidade visual e até o nome das faixas fazem referência com o estilo, um resgate às memórias do passado de cada um dos participantes do projeto. Manoel Vanni, que geralmente comanda o teclado e os sintetizadores das produções, lembra que por volta de 1977, quando começou a pegar as primeiras ondas, o surf no Brasil era complicado pela falta de lojas e acessórios para o esporte. “Era tudo muito precário. Tudo que era novo vinha dos Estados Unidos, principalmente da Califórnia e do Hawaii”, contou Vanni.

Apesar dele ser o único dos três que realmente sobe na prancha, todos os outros também possuem uma ligação bem forte com o mar e esportes aquáticos, o que ajuda na identidade quase que única do Old Surfers. Renato revela também que possui uma amizade e vivência de longa data com Manoel e Luiz. “Trabalho há pelo menos 18 anos com o Manoel. Já com o ‘Luizão’ a parceria vem dos tempos da gravadora Trama (fundada em 1998), na qual fazíamos parte do selo Matraca do Miranda”, finalizou. Depois de “Morning Sun”, o último EP da série de lançamentos deve chegar no final de setembro.

Fique por dentro