Coluna House Mag Academy: conheça a história do techno

Por Bruno Machado 

Foto de abertura: divulgação

Como nós já te contamos lá no nosso texto sobre os maiores gêneros do Beatport, o techno é uma das vertentes favoritas dos amantes da dance music.

E isso não é à toa; além de estar entre os precursores, ele também é extremamente versátil, servindo como forma de expressão para clubbers de todos os gostos e estilos.

Mas, você conhece a história do techno? Sabe onde tudo começou? Quem foram os pioneiros? Essas são algumas das informações que a House Mag Academy traz para você na coluna desta semana!

Se você, assim como nós, também ama o techno, este texto foi feito pensando em você. Continue a leitura e entenda como foram os primeiros passos do gênero!

Os primórdios

As duas cidades mais importantes para o nascimento da dance music foram, sem a menor dúvida, Chicago e Detroit. Enquanto a house music teve seu berço em Chicago, o techno foi o resultado das criações e experimentos de DJs e produtores de Detroit.

A house music de Chicago teve muitas influências da disco. Ao chegar em Detroit, um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico dos Estados Unidos, com dezenas de fábricas e um clima naturalmente industrial, o som começou a se transformar.

As características da cidade influenciaram as produções dos pioneiros, que passaram a incluir sons mais industriais, mecânicos e não orgânicos — exatamente o contrário do que estava acontecendo com o house.

Foi assim que o trio conhecido como “The Belleville Three”, formado pelos amigos e hoje lendários produtores Juan Atkins, Derrick May e Kevin Saunderson, desenvolveu as primeiras tracks do estilo que viria a ser conhecido como techno.


Foto: divulgação

De Detroit para Berlim

Falar de Detroit é indispensável quando o assunto é techno, mas, há uma cidade europeia que foi igualmente importante para a cena: Berlim, na Alemanha.

Os Estados Unidos foram o local do nascimento, mas, foi na Europa, que o gênero se desenvolveu ainda mais e ganhou os primeiros milhares de adeptos responsáveis pelo tamanho que o techno tem hoje.

E o momento não poderia ter sido mais oportuno. O techno chegou na Alemanha no final da década de 1980, época marcada pela queda do Muro de Berlim. Se antes o povo alemão estava dividido, a queda fez com que um sentimento de união pairasse pelo país.

E nós sabemos, melhor do que ninguém, como a música eletrônica é a melhor trilha sonora para unir pessoas, não é mesmo?

Se você é daqueles que gosta de um techno mais cru e pesado, saiba que essas características são oriundas da cena alemã.

Alguns dos clubes lendários de Berlim, fundamentais no fomento da cena e no seu respectivo sucesso, incluem Tresor, Der Bunker e E-Werk. Dos três, apenas o Der Bunker não está mais em atividade.

A cena do techno no Brasil – clubes e produtores

Para encerrar, não poderíamos deixar de falar da cena brasileira. Apesar de não termos sido um dos berços, não se pode subestimar o papel dos nossos artistas na cena techno mundial. Afinal, um dos maiores nomes do techno contemporâneo é uma brasileira.

Lá no começo, não demorou para o gênero aterrissar por aqui. Já no início da década de 1990, DJs e clubes de diversas cidades brasileiras — mas, principalmente, São Paulo e Rio de Janeiro — estavam tocando techno.

Nomes como DJ Marquinhos MS e DJ Mau Mau, assim como a boate paulistana Malícia, foram essenciais para o nascimento do techno brasileiro. Outro nome importante, dessa vez carioca, é o do DJ José Roberto Mahr, assim como seu programa de rádio Novas Tendências.


Foto: divulgação

Com o passar dos anos, a cena se consolidou. Hoje, festivais como Kaballah, Tribe e XXXPerience têm palcos dedicados ao gênero e clubes como D.Edge, Club Vibe e Ame Club são mais voltados para esta sonoridade.

E não são apenas os eventos que cresceram com o passar dos anos: mas os artistas também. Victor Ruiz, Gui Boratto e, é claro, ANNA são alguns dos principais DJs e produtores brasileiros da atualidade — tendo destaque tanto por aqui quanto em clubes ao redor do mundo.

Já conhecia a história do techno? Gostou de aprender um pouquinho sobre as origens deste gênero tão amado e respeitado? O techno tem uma história fascinante; e esta foi apenas uma introdução. Fique ligado por aqui para aprender cada vez mais!

Ah, e se quiser receber mais textos como este, não deixe de seguir a House Mag Academy no Instagram!


Fique por dentro