A música como estímulo para a produtividade: confira o que revelam as pesquisas

Por redação 

Foto de abertura: divulgação

Quem nunca colocou uma musiquinha enquanto faz algum `trampo` que atire a primeira pedra, não é mesmo?!

Algumas pessoas não conseguem se concentrar em alguma tarefa sem ouvir alguma coisa, enquanto outras podem achar perturbador e irritante.

Sobre esse tema, estudiosos têm explorado o efeito da música no cérebro em diferentes situações, mostrando que alguns gêneros musicais podem ser a chave que você precisa para melhorar seu foco, bloqueio criativo e a produtividade.

Mas, e você? Prefere escutar música? Ruídos, como sons de chuva, natureza e frequências sonoras, ou ficar em silêncio?

msica_nos_estudos_500
Foto: divulgação

Um estudo de 1994 da JAMA Network, realizado pelos médicos Allen e Blascovitch, mostra o desempenho aprimorado de cirurgiões trabalhando em tarefas de laboratório com música de fundo. A música conseguiu aliviar os níveis de tédio e estresse associados a essas tarefas, tornando as tarefas repetitivas mais agradáveis. Fica mais fácil se concentrar e maximizar resultados positivos.

No ano de 2011, uma pesquisa sobre Psicologia da Música por Johansson, Holmqcist, Mossberg e outros, investigou o efeito da música na leitura. Os autores defendem que você deve dar preferência à música que costuma ouvir. Tudo depende do seu gosto e hábitos, e muitos participantes do estudo tiveram um desempenho pior ao ouvir músicas não preferidas.

O estudo também levou em consideração as características de extroversão e introversão dos participantes, tipos de tarefa e de música. Nesse sentido, a música com letra prejudica a concentração e a memória durante a leitura, em comparação com ruídos de fundo ou instrumentais.

Em 2012, no Journal of Consumer Research, os estudiosos Mehta, Zhu e Cheema revelaram que os níveis moderados de ruídos ao fundo do ambiente podem aumentar sua criatividade. Por outro lado, altos níveis de ruído de fundo podem prejudicar a sua concentração e o processo criativo.

Já em 2016, no HERD: Health Environments Research & Design Journal por Largo-Wight, O`Hara e Chen investigaram como os sons da natureza afetam os níveis de estresse e as taxas de trabalho. O estudo descobriu que, ao ouvir os sons da natureza durante os intervalos, os participantes sentiram menos tensão e melhoraram a motivação.

Então, podemos levar em conta que a música pode te ajudar e muito nas suas tarefas, porém, você deve tomar cuidado na hora de escolher a playlist que vai deixar rolando. O segredo é escolher as suas músicas preferidas para tarefas que você considera mais entediantes, repetitivas ou que você precisará desbloquear sua criatividade.

Mas, já para as tarefas que irão exigir mais da sua concentração, como a leitura ou escrita, o indicado são músicas que não possuem letras, apenas com instrumentais, batidas ou até mesmo ruídos.

Agora é só testar! 

Fique por dentro