House Mag Academy: Quais são os softwares usados pelos principais produtores do mercado?

Por Bruno Machado

Foto de abertura: divulgação

O que seriam dos produtores musicais sem os softwares que utilizam para criar, gravar e editar suas músicas? Ainda que a criatividade e as habilidades musicais do produtor sejam o fator mais importante da equação, é inegável que utilizar um software com os melhores recursos também faz a diferença.

E você, conhece os principais softwares para produzir músicas? Mesmo entre os produtores, principalmente, os que começaram há pouco tempo, há quem não conheça todas as opções disponíveis, assim como as diferenças de uma para outra.

Foi pensando nisso que nós preparamos a Coluna House Mag Academy de hoje. Abaixo, você conhecerá os principais softwares do mercado, além de descobrir alguns produtores famosos que utilizam cada uma das opções.

No final, temos ainda alguns dados interessantes a respeito de algumas delas, com gráficos e informações fornecidos pelo site Musician’s HQ.

Continue a leitura e saiba mais!

Softwares usados por produtores musicais: conheça as DAWs

Antes de listarmos os softwares, é preciso apresentar um termo. DAW (Digital Audio Workstation) é o nome que damos para os programas utilizados na produção musical.

Praticamente, todas as vezes que você encontrar alguém falando sobre o assunto, este será o termo utilizado. Em uma tradução livre, a sigla DAW pode ser lida como “estação de trabalho de áudio digital”, o que revela muito bem o que esses softwares são.

Vamos conhecer os principais?

Principais DAWs do mercado

1 – Ableton Live

Na cena da dance music, poucas DAWs são tão conhecidas e usadas quanto o Ableton Live. Estima-se que mais de 66% dos produtores de música eletrônica preferem este software e o utilizam em todas as suas produções.

Lançado pela primeira vez em 2001, o programa tinha como público músicos que tinham o desejo de integrar suas produções em apresentações ao vivo, daí o nome Ableton Live. Com o passar dos anos, porém, ele também passou a ser muito usado como uma das grandes DAWs do mercado.

Produtores de destaque que o usam incluem Flume, Diplo, deadmau5, David Guetta, entre outros.


Foto: divulgação

2 – Logic Pro

Um pouco mais antigo no mercado em comparação com o anterior, o Logic Pro é a DAW desenvolvida pela Apple, sendo uma opção para produtores desde o começo dos anos 90.

Assim como o próximo, o Logic está entre os softwares favoritos de produtores profissionais que atuam nos grandes estúdios da indústria musical. Assim como outros serviços da Apple, ele não precisa necessariamente ser usado em um Mac.

Alguns grandes nomes que preferem o Logic são Disclosure, Calvin Harris, Hardwell, Nicky Romero, entre outros.


Foto: divulgação

3 – Pro Tools

Certamente, ainda mais que o Logic, o Pro Tools é o programa mais presente nos grandes estúdios. Não à toa, ele foi a escolha para produzir mais de 65% dos álbuns mais populares nos Estados Unidos durante a década de 2010.

O segundo mais usado que, como já citamos, é o Logic, está por trás de pouco mais de 20%. Uma grande diferença, não?

Existem alguns fatores que fazem o Pro Tools ter tanto destaque. Ele foi o primeiro software a se popularizar na indústria e, quando estava sendo desenvolvido, teve como base os equipamentos analógicos utilizados na época, o que fez com que muitos produtores há mais tempo no mercado gostassem de utilizá-lo.

Por incrível que pareça, no entanto, ele não está entre os favoritos dos produtores de dance music, que costumam preferir o Ableton ou o Logic. Ainda assim, grandes artistas de outros gêneros, como Kanye West, Dr. Dre e Pharrell Williams, o utilizam.


Foto: divulgação

4 – FL Studio

Para encerrar, temos o FL Studio, mais um que tem algumas particularidades. No geral, é conhecido por ser o queridinho dos artistas de hip-hop. O gênero e seus produtores representam cerca de 57% de todo o uso desta DAW.

Sua interface altamente intuitiva também faz com que seja popular entre produtores iniciantes. Não é incomum, por exemplo, começar com o FL Studio e migrar para outro software posteriormente.

Seus expoentes da dance music incluem Porter Robinson, Martin Garrix e o saudoso Avicii.


Foto: divulgação

Bônus: dados interessantes

Como citamos na introdução, alguns dos dados que você viu ao longo deste texto foram fornecidos pelo site Musician’s HQ. Todos eles estão em gráficos e, para facilitar a visualização das informações, nós os trouxemos também.

DAWs usadas para produzir os álbuns mais populares dos Estados Unidos na década de 2010



Gêneros mais produzidos no FL Studio


 

Gêneros mais produzidos no Ableton Live


 


E você, já sabia de alguma dessas informações? Qual é a sua DAW favorita? Caso tenha gostado e queira continuar acompanhando nossa coluna, siga a House Mag Academy no Instagram!

Fique por dentro