Por Luiza Serrano
Foto de abertura: divulgação
Decolagem autorizada rumo a última transmissão da temporada Illusionize’s Universe. Após percorrer astros e elementos do Universo em apresentações estelares, Illusionize se prepara para fechar esse primeiro ciclo com chave de ouro, pelos anéis de Saturno.
Desde julho, o artista vem escrevendo uma narrativa audiovisual pelo espaço, tendo o Museu Aberto de Astronomia (MAAS), parte integrante do Parque Pico das Cabras, em Campinas, como cenário.
Museu Aberto de Astronomia (MAAS) – Foto: Omar Júnior
Neste próximo domingo, 25, às 20h, Illusionize promete um 3º episódio especial em seu canal no YouTube. “Este set, em específico, representa muito do que eu quero trazer para as pessoas em 2021/2022. Traz também muito do que marcou a minha vida, desde o início da minha carreira como DJ e produtor. É claro que não tem tudo, mas, tem muito do que fez e faz parte de mim. Um set bem mesclado, com músicas autorais, de amigos e algumas referências nas minhas produções”, conta o produtor que bateu um papo exclusivo com a gente. Confira!
HM – Após uma tour pelo Universo, como você se sente no último episódio da série deste ano?
Já sinto saudades das gravações. Foram dias inesquecíveis! Mas, tem muito por vir ainda! Já temos algumas edições adiantadas, porém, sem data de lançamento ainda.
HM – A pandemia trouxe muitas consequências ruins, mas, ao mesmo tempo, possibilitou projetos como esse que, talvez, seriam difíceis de sair do campo das ideias. Como você vê o papel de projetos como esse durante esse período, na sua vida e na do público?
O distanciamento social nos deu uma coisa muito preciosa, pelo menos para mim: tempo.
Isso fez total diferença na minha vida pessoal e profissional. Claro que, infelizmente, não dá para termos apenas um olhar positivo diante de uma pandemia que trouxe uma crise sanitária e humanitária de proporções inimagináveis, com muitas perdas e sofrimento, mas, é preciso sempre ter forças para enxergar as oportunidades que a vida nos dá de aprender em situações de crise.
Em todos esses anos de estrada, eu nunca tive um desempenho de produção musical como o de agora, neste aspecto, acredito que tenha sido o melhor ano da minha vida, pois tive tempo para me dedicar integralmente! Consegui trabalhar minha mente para criar de forma livre e espontânea. Aproveitei o tempo para aprender coisas novas, compartilhar e evoluir em diferentes áreas.
Falar que a arte salva pode parecer clichê, mas, responde muito bem o que eu penso sobre a importância de projetos que proporcionam um entretenimento seguro para as pessoas nesse momento de distanciamento social.
Só tenho uma coisa para dizer, vamos voltar como nunca!
HM – Até o momento, foram três episódios pelo Universo. Qual te marcou mais?
TODOS! Falo com caps porque realmente todos foram MUITO marcantes. O da Lua foi o primeiro a ser gravado, me lembro que foi uma mistura de ansiedade com euforia e que, no final das contas, foi super gratificante!
Foto: divulgação
O set do Satélite foi o segundo, numa mistura dos mesmos sentimentos com um adicional de FRIO! Um dos frios mais fortes que já passei na vida, tanto é que no meio do set eu tomei chá pra dar uma aquecida.
Foto: divulgação
O de Saturno foi o que nos surpreendeu, pois estávamos com outros planos para ele e TUDO mudou no dia da gravação. Fiz o set 100% na hora, pensando na seleção e na sequência das músicas ali no momento da gravação, fui pego de surpresa, pois estava “programado” com outra ideia e acabou sendo um desafio muito legal!
Cada set foi único da sua forma e isso é o mais gratificante de tudo.
HM – Sabemos que você tem uma relação muito forte com essa questão do Universo e das energias em sua vida pessoal e profissional. Como foi a escolha dos planetas?
Foi muito simples, quando eu bato o olho em algo, eu gosto ou não, e o Pico das Cabras é um lugar surreal, por isso, não foi difícil escolher os pontos de gravação. É claro que partindo da ideia e indo para a execução, acabamos mudando muitas coisas no momento em que estávamos produzindo o local, mas, as ideias centrais permaneceram as mesmas.
HM – Tem alguma curiosidade que você queira compartilhar com a gente?
Uma coisa muito engraçada que aconteceu foi que todos, sem exceção, foram totalmente despreparados para o frio e passamos por maus bocados por conta disso. No dia seguinte, todos foram super agasalhados e passaram um calor de lascar [risos]. Esse foi o ponto alto nas gravações.
Uma coisa bem curiosa, também, é que decidimos muitas coisas de última hora, coisas das quais fizeram muita diferença e serviram para nos mostrar que nem tudo sai como programado, então, você precisa estar preparado para adaptações.
HM – A série Illusionize`s Universe terá continuidade?
SEM DÚVIDAS!