Contactar uma label é um bicho de sete cabeças? Conversamos com Loulou Players

Por Luiza Serrano

Foto de abertura: Tristan Storder

Já parou para pensar que não basta ter uma música incrível nas mãos, é preciso saber, também, como abordar a gravadora do seu sonho?

Começando pelo princípio que, a track deve ser a sua aposta, ou seja, aquela que está redonda, recebeu feedbacks dos amigos produtores, você ouviu, ouviu e ouviu de novo. Não vá queimar cartucho enviando algo sem qualidade, uma ideia que não tem conceito, não é original. Ser ouvido por labels, ainda mais, gringas, pode não ser tão rápido assim. Então, melhor dar aquele tiro mais certeiro e que tem mais chances de ser notado.

Para ir além do e-mail com título, breve pitching e um link da faixa privado (que possa ser aberto sem permissão pelo A&R) – boas práticas na internet que chama – conversamos com Loulou Players. O produtor, junto com Kolombo, que são velhos conhecidos do público brasileiro, estão à frente da belga Loulou Records, com um catálogo de lançamentos poderoso. Entre os nomes, além dos labels bosses, Amine Edge & Dance, Tapesh, ZAC, Jean Bacarreza, Victor Lou e Illusionize.

Confira as dicas valiosas para você entrar em contato com uma gravadora sem medo de ser feliz! E no final, tem a dica de ouro do Loulou Players!

HM – Quando é o melhor momento para enviar uma demo para uma label?

Em qualquer horário durante a semana. Eu costumo estar em tour durante o final de semana, prefiro tirar um tempo para as demos durante a semana.

HM – Qual label é a melhor para a sua track? Como escolher?

O melhor a se fazer é enviar para labels que você gosta, com quem realmente quer lançar. Confira o catálogo da label para entender o espírito, depois, tente selecionar demos que você sinta que se encaixam melhor na curadoria artística do selo.

HM – Qual é a melhor forma de mandar uma demo? O que se deve fazer e o que não se deve fazer?

E-mail com um link privado do SoundCloud para download. No assunto, DEMO: Nome do Artista – Nome da track.

Mantenha o simples e exclusivo, nós não precisamos de e-mails grandes, apenas algo do tipo: “oi, essa é a minha última demo”.

E aqui vai um bônus: info@loulouplayers / kolombo@loulourecords.

HM – OK! Enviei a minha track. Quanto tempo devo esperar para tentar outra label? Devo aguardar por resposta? Posso enviar para várias labels?

Ouvimos demos diariamente. Respondemos a 99% dos e-mails enviados. Aguarde a nossa resposta, pode levar até uma semana.

HM – No pitching para a label, o que a torna mais interessante além do som e, claro, os suportes. Devo mencioná-los?

Se você já tem algum suporte é legal. Mas, lembre-se de que os selos gostam de exclusividade. Portanto, na minha opinião, é melhor começar o pitching quando o contrato estiver concluído. A partir daí fica mais pró-ativo receber apoio, é estimulante e dá motivação a todos.

HM – Sobre álbuns e EPs, como funciona? O que o produtor precisa ter em mente antes de enviar?

Eu trabalho com diferentes formatos de release.

Single: se eu sentir que a faixa é forte o suficiente, ou se eu tenho um sentimento especial com ela, ou o estilo é pouco diferente, faz sentido lançar como single. Gosto desse formato, como divulgação, é mais fácil focar em apenas uma faixa.

EP: essa é uma ótima exposição para o artista. Eu estava fazendo vários EPs de quatro faixas, mas, agora prefiro fazer um EP de duas. Como agora a maioria dos fãs está ouvindo pelas plataformas de streaming como o Spotify, acho que é melhor um EP de duas faixas do que de quatro. Com quatro, há sempre uma ou duas faixas que não têm a exposição que merecem.

VA EP “Loulou Records Sampler”: esse formato tem sido um dos mais bem-sucedidos por aqui. Minha ideia era criar um EP de faixas de quatro artistas diferentes com forte potencial. Sempre que possível, tento colocar diferentes estilos de música eletrônica.

Compilação: para mim, uma compilação é um trabalho em equipe! Se todos os artistas estão jogando o jogo para promover a compilação juntos, é sempre um sucesso. Sempre houve ótimos feedbacks e suportes para compilações como “Loulou Players Presents My Pendrive” ou “Kolombo’s Secret Weapons”.

Álbum: este é o fomato mais difícil para mim. Eu lancei alguns pela Loulou Records e percebi que para obter a visibilidade e feedbacks positivos que merece, um álbum deve ser lançado por um artista já “estabelecido”. Então, eu aconselharia um artista a primeiro, lançar singles, EPs, faixas em VA/compilações, para que ele possa começar sua base de fãs, desenvovê-la e então, a ideia de um álbum possa surgir. É um assunto enorme para falar na verdade : P

HM – Na atual situação, como as demos estão sendo recebidas? E sobre os lançamentos, aumentaram ou diminuíram?

Desde uns cinco anos, recebemos dúzias de demos por dia, com alguns picos dependendo do momento da gravadora, Kolombo e Loulou Players. Para 2020, tem sido um ano muito especial. Durante o período de lockdown, recebemos muitas demos. Eu senti que os produtores estavam trabalhando muito e focados em ter músicas incríveis para o período pós pandemia. Então, sim, temos muitos lançamentos programados até o 2º trimestre de 2021.

Estamos acostumados a lançar a cada duas semanas, mas, ente ano e, até o próximo, haverá alguns períodos com lançamentos semanais. É realmente emocionante receber tanta música. Isso me mantém positivo durante este ano estranho.

HM – Qual é a dica de ouro para quem quer lançar a sua primeira track?

Esteja motivado, nunca desista. Envie a track que você acredita. Teste a track primeiro em qualquer lugar que você puder, no seu carro, na sua casa, com seus amigos, peça conselhos. Quando você envia a faixa ela deve estar “pronta para ser lançada”. Então, envie-a bem mixada, masterizada, mesmo que seja por você mesmo.

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