Por redação
Foto de abertura: divulgação
Novidades que enchem os olhos dos DJs em plena quarentena! A Pioneer acabou de anunciar o CDJ-3000. O novo player ganhou uma tela maior e sensível ao toque, de nove polegadas que, de acordo com a empresa, possibilita encontrar todas as informações mais facilmente.
Foto: divulgação
E o que não é visível aos olhos é responsável por toda alta qualidade do novo equipamento. Dentro do CDJ, um processador MPU deixa o 3000 muita mais rápida, estável e com melhor qualidade de som. O carregamento das faixas e hot cues, troca de tons de tela de alta qualidade, e recursos como Touch Preview – permite visualizar outra faixa diretamente do navegador sem carregá-la em um deck; Touch Cue – usando a onda menor, possibilita pular nos fones de ouvido para visualizar a parte posterior da faixa que está tocando no deck; e Stacked Waveforms se tornam muito mais ágeis.
O processador também permite futuras atualizações e revisões de software. Um novo botão Key Sync permite mixar automaticamente de forma mais harmoniosa faixas do Rekordbox.
Ao analisar o layout, a Pioneer manteve o CDJ bem familiar. O 3000 tem oito botões hot cue coloridos, quatro a mais do que o modelo anterior, e eles foram incorporados à parte inferior da tela para alinhar com a forma de onda. Os botões Beat Jump dedicados permitem que você passeie rapidamente por uma faixa.
O painel frontal ganhou um design de alumínio que substitui o plástico usado no 2000, dando um acabamento mais resistente e robusto. Os loops estão ao alcance com um único toque no botão. As funcionalidades novas ficam reunidas na tela de nove polegadas touch screen que, inclusive, vale detalhes a parte.
Com 150% mais brilho e resolução de 720p, a tela sensível ao toque é muito mais clara, útil e intuitiva. Logo acima da tela, novos botões dedicados para listas de reprodução e pesquisa e um teclado Qwery na tela mais ágil.
Foto: divulgação
Na parte de trás, na saída RCA usual, SPDIF para sinais digitais e nova entrada que permite um único USB para até seis players. Um novo cabo de alimentação bloqueado garante que a energia não caia no meio do set.
Foto: divulgação
Resumindo, as novidades do CDJ-3000 são ajustes e não recursos revolucionários. Ainda não há funcionalidades de streaming surpreendentes, com exceção de recursos inseridos recentemente. Mas, com um processador acessível à atualizações, fica mais fácil quando rolarem essas novas inserções. O CDJ-3000 custa € 2.399, cerca de R$15 mil.