Por Luiza Serrano
Foto de abertura: divulgação
Com certeza você já viu campanhas pre-save de lançamentos de músicas circulando em suas mídias sociais e, se você ainda não sabe o motivo delas serem realizadas, como funcionam ou não sabe por onde começar uma, vamos te ajudar.
O pre-save é uma estratégia de lançamento que vem sendo amplamente utilizada pelos artistas, em plataformas como Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon e já dá indícios no YouTube Music.
Literalmente, o pre-save tem a função de salvar músicas antes do seu lançamento nas bibliotecas virtuais dos seus aplicativos. Isso ajuda o fã a não perder a data que a track do seu artista favorito estará disponível como, também, contribui para o impulsionamento orgânico da faixa nas plataformas, ajudando a alcançar as principais playlists e charts, dando maior visibilidade ao release.
Foto: divulgação
No Brasil, temos visto um “boom” de campanhas do gênero nos últimos meses, mas, acredite, essa ferramenta já vem sendo utilizada há algum tempo. Na HUB Records, uma das principais gravadoras de música eletrônica da América Latina, a estratégia já está no seu escopo de planejamento desde 2017.
É claro que de lá pra cá, muitas ações foram somadas, como a inclusão de premiações para quem fizer o pre-save e participar do sorteio, entre outros estímulos.
Batemos um papo com Felippe Senne, um dos sócios do selo e que atua, também, na Nova Bookings, Boost Management e no curso de produção Make Music Now, para saber dicas valiosas para que você fique por dentro de como realizar uma campanha mais eficiente!
HM – Qualquer artista pode fazer a campanha? Todas as gravadoras estão aptas a gerar esse link com antecedência?
Sim, qualquer artista ou gravadora pode usar esse recurso. Nos dias de hoje existem vários serviços excelentes, o que utilizamos na HUB é o Presave.io.
HM – A campanha deve ser feita com quanto tempo antes do lançamento?
Normalmente, fazemos com, no máximo, 10 dias de antecedência, preferimos fazer uma campanha bem súbita mesmo, bem próximo do lançamento.
HM – Como fazer uma campanha de pre-save eficiente?
Algo que percebemos com o passar do tempo é que o público tem um pouco de preguiça de fazer o pre-save pela natureza do recurso, que é uma espécie de “lembrete” para quando a música for lançada já entrar na sua biblioteca dentro da plataforma de streaming. Portanto, o que sempre fazemos para ter um bom resultado é dar uma recompensa para quem faz o pre-save.
Por exemplo, para a campanha de pre-save da “Tic Tac”, collab do JØRD, Almanac e Lau de Prá, todo mundo que fez o pre-save automaticamente estava concorrendo a uma caixa de som JBL e também teve acesso exclusiva à live onde foi gravada uma parte do videoclipe da música.
HM – Comparando o antes do pre-save e depois do pre-save, como você observa os lançamentos hoje em dia?
Difícil responder essa, pois sempre utilizamos esse recurso, porém, não temos um feedback ou métrica exata por parte das plataformas de forma que saibamos se esses saves imediatos que rolam ajudam ou não na potencialização da track dentro das plataformas. Porém, o que nos é dito é que sim: quanto mais saves na faixa, melhor rankeada ela fica para o algoritmo da plataforma e, assim, a track é automaticamente exibida para mais usuários através das playlists automáticas.
HM – O pre-save pode contribuir para aumentar o número de seguidores da playlist do próprio artista?
Pode sim, caso a ferramenta utilizada tenha essa função para quando o usuário fizer o pre-save. Mas, o fato de salvar na biblioteca em si não influencia muito, na minha opinião.
HM – A pandemia influenciou muito no mercado do entretenimento e, claro, da música eletrônica, com adiamento e cancelamento de gigs e, também, alterando planejamentos para lançamentos de tracks. Isso impacta em algo nessa prática?
Na minha visão não impacta, pois o pre-save é uma boa prática que deve ser adotada sempre, com ou sem shows agendados.
HM – Conta pra gente um case de sucesso na sua gravadora com campanhas pre-save.
Tivemos ótimos cases com as campanhas de pre-save do Almanac. Nossa primeira experiência foi com a “Mini Game”, onde tivemos mais de 2.500 pre-saves realizados. Acredito eu que tenha sido pelo fato de ter sido a primeira grande campanha desse tipo do Almanac, atuando em conjunto com a plataforma da HUB Records e a expertise de nosso time de marketing da Boost Mgmt. O fato do Almanac ser um projeto que se entrega bastante às ações de marketing dos seus lançamentos é algo que é totalmente vital para o sucesso dos mesmos também.
HM – Três dicas para quem quer fazer um pre-save no seu próximo lançamento.
Não faça por um período muito longo a sua campanha (uns 10 dias está ótimo); faça um sorteio de um prêmio bacana para quem participar; e crie conteúdos de divulgação do pre-save com vídeos que sejam o mais “orgânico” possível: um vídeo selfie funciona muito melhor que uma mega produção de Hollywood.
HM – Tem algo que não mencionamos que seria legal contar para os leitores?
Entreguei todo o ouro acima! :P