Facebook anuncia entrada de videoclipes e playlists à plataforma

Por redação

Foto de abertura: divulgação

Com mais de 2,7 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, o que reforça que o Facebook não está no final dos tempos, plataforma anuncia exibição de clipes musicais e playlists curadas pela empresa ou criadas pelos próprios usuários. Alô YouTube!

A notícia foi confirmada pela vice-presidente de desenvolvimento de negócios de música do Facebook e Partnerships, Tamara Hrivnak; e por Vijane Raji, vice-presidente de entretenimento da empresa. “Estamos adicionando uma nova maneira das pessoas se unirem em torno da música, trazendo vídeos oficiais para o Facebook nos Estados Unidos. Você poderá descobrir, assistir e compartilhar videoclipes dos principais artistas da atualidade, até bandas e clássicos emergentes de vários gêneros musicais no Facebook”, explicaram.

Nas próximas semanas, haverá estreias mundiais de videoclipes no Facebook nos EUA, conteúdos exclusivos de J. Blavin, Karol G, Sebastian Yatra e Alejandro Fernandez. Esse novo recurso é um pouco burocrático e conta com acordos entre artistas de grandes gravadoras, como Sony Music Group, Universal Music Group, Warner Group, Meerlin, BMG e Kobalt. “Com os videoclipes oficiais no Facebook, estamos criando novas experiências sociais que são mais do que apenas assistir ao vídeo”, afirmou a dupla de vice-presidentes. Anitta, inclusive, é uma das primeiras artistas brasileiras a ganharem um hub dedicado e maior destaque no Facebook Watch.

facebook_watch_anitta_500
Foto: divulgação

Os usuários poderão reagir e compartilhar videoclipes no Facebook através do feed de notícias, grupos e Messenger. Os clipes e conteúdos musicais em vídeo vão aparecer na página principal do Facebook Watch com um botão na parte superior e nos perfis oficiais dos artistas. Neste último caso, as cenas aparecerão com destaque na primeira rolagem do feed, assim como na linha do tempo dos usuários.

A ideia é ampliar o contato que os fãs possuem com os músicos a partir de páginas e grupos oficiais, adicionando conteúdo e recursos exclusivos para serem consumidos em diferentes formatos.

Outra novidade são playlists de novas faixas, músicas ou artistas populares, que acompanharão seleções especiais e temáticas. A promessa é que, com o tempo, os algoritmos da rede social também entrem em ação em relação à oferta musical, apresentando listas, aristas e conteúdos mais adequados aos gostos de cada “facebook user”. “A experiência se tornará mais personalizada para seus gostos, com base nos artistas que você segue e nos vídeos com os quais mais se envolve”, afirmam Tamara e Vijane.

Com isso, o Facebook acirra a sua disputa com o YouTube, na tentativa de aumentar a permanência dos usuários, principalmente, os mais jovens, na plataforma, ofertando maior possibilidade de recursos fonográficos e serviços de streaming, concentrando todas essas ferramentas em um só local que já é mundialmente conhecido por sua interação entre usuários.

Essa atualização na plataforma teve início na Índia, uma das maiores bases de usuários do Facebook, e se estendeu para a fase de testes na Tailândia, chegando, no último final de semana, aos Estados Unidos, disponível na interface web e nos aplicativos para Android e iOS. No Brasil, ainda não há previsão de lançamento.

Fique por dentro