Por Miwi
Quando estamos começando a produzir e resolvemos investir nos equipamentos do primeiro home studio, nos deparamos com várias perguntas: “qual interface de audio devo comprar?”; “eu preciso de uma interface?”; “quais monitores?”; “devo usar monitores ou só um fone já resolve?”.
Todas essas perguntas são pertinentes, afinal, equipamentos de áudio são caros e devemos escolher com cuidado para não precisarmos investir duas vezes numa coisa só. Digo isso como uma pessoa que já comprou uma interface de mais de R$3.000 e, hoje, vivo feliz com uma de apenas R$1.000, que atende todas as minhas necessidades.
Primeiro de tudo: para que serve uma interface de áudio? Uma interface de áudio é um aparelho que possui basicamente dois componentes principais, um pré-amp e um conversor AD-DA (analógico para digital, digital para analógico). Ou seja, ela serve para converter o sinal analógico que é falado, cantado ou tocado em um microfone ou instrumento para um sinal digital que vai ser gravado pelo seu computador com um DAW (digital audio workstation), como Ableton, Logic, Pro Tools. Esse é o caminho AD (analógico para digital) do conversor AD-DA.
“Mas, Miwi, eu não quero gravar nada, só quero ouvir música nos meus monitores, preciso de uma interface?’’
A resposta ideal é sim, pois aí que entra o DA (digital para analógico) da sua placa, que vai receber a música digital do seu computador e transformar ela em um sinal analógico de melhor qualidade para seus monitores, porque, acredite, o conversor DA que já vem no seu computador não é lá grandes coisas.
Quando eu digo que a resposta “ideal” é sim, não se atenha a isso como um empecilho para você produzir, porque ainda conseguimos ter SIM resultados ótimos utilizando apenas fones de ouvido ou coisas nao profissionais no quesito PRODUÇÃO, mas, mixar nessa situação é realmente BEM MAIS complicado.
A parte do pré amp é um outro fator bem importante nas interfaces de áudio se você precisa gravar outras pessoas ou instrumentos. O sinal que é gerado em um microfone é muito baixo, então, para isso, utilizamos um pré para o amplificar e transformá-lo em um sinal facilmente interpretado pelo seu computador.
Curiosidade! O tempo que um sinal entra no microfone, passa pelo computador (AD) e vai para as suas caixas (DA) é chamado de “round trip”. Então, se o seu estilo de produção é totalmente voltado para manipulação de samples, VSTS, etc, você provavelmente já estará bem servido com um bom par de fones que não gere muita fadiga auditiva (cuidado também com volumes altos porque acordar com aquele zumbido no ouvido depois de um dia produzindo não é NADA legal [rs] acreditem em mim). Mas, se você, quer gravar outras coisas e ouvir um som com melhor qualidade dos seus monitores, aqui está um vídeo mostrando um top #5 de interfaces para seu home studio/studio com as quais já trabalhei (e não foram poucas [rs]).