Escola de DJs e produtores completa 5 anos de casa nova em Florianópolis

Foto de abertura: divulgação

Aprender com quem realmente sabe do que está falando e contar com a experiência de artistas que se apresentam nos principais palcos do Brasil é o que norteia o trabalho da Sônica Sound, escola de música eletrônica sediada em Florianópolis, parceira da House Mag, que completa cinco anos de vida e comemora com uma nova sede. O espaço localizado no Parque São Jorge faz parte do projeto de reestruturação da escola, que agora disponibiliza de um estúdio profissional, sala para aulas de discotecagem e um estúdio de foto e vídeo para criação de conteúdo artístico.

A escola tem no duo Hippocoon, formado por Iaell Meyer e Rafael Jacques, a direção do projeto. Também integram o time os artistas Jean Bacarreza, Sisto, Leandro Farias (Feelgood), João Pedro (Extasiê) e o engenheiro de áudio Fabro. Quase uma centena de alunos já passaram pelas mãos da equipe Sônica Sound e para Davi Braconi, que largou a faculdade de direito para se dedicar à carreira musical, o curso da Sônica Sound foi determinante para sua entrada no mercado eletrônico. Depois de procurar conteúdo na internet em vídeos, fóruns e artigos sobre música eletrônica, ele fez alguns cursos e workshops que rolavam em Vitória/ES, sua cidade natal. “Mas todos eram iguais, falavam sobre as mesmas coisas, as mesmas técnicas. Minha busca constante por novos conteúdos me levou à Sonica Sound, um curso de pura imersão”, define.

hippo_500
Iaell Meyer e Rafael Jacques – Foto: divulgação

O aluno passou um mês hospedado na escola, recebendo todo o suporte necessário. “Através do Iaell, conheci produtores e aprendi bastante com cada um. Sisto e os meninos da Biscoiteca me ensinaram a arte de samplear. Extasie, com seus drums sinistros, me ensinou técnicas e infinitas maneiras de montar uma bateria de puro groove e energia. O Iaell Meyer e o Rafa Jacques me proporcionaram aulas extremamente produtivas sobre toda a essência da música eletrônica, passando por todas as fases da produção musical, desde a escolha do kick perfeito para iniciar o projeto, até o seu complemento, com a mixagem e masterização”. Para Davi, o mais interessante foi a oportunidade de aprender focado no seu gênero de trabalho, o progressive house. “Sou muito grato aos músicos que me proporcionaram essa experiência e sinto que finalmente estou pronto para encarar desafios do mercado de DJs nacional”, finaliza o ex-aluno.

O método

As aulas são ministradas individualmente ou em duplas e após identificar o estilo do aluno, os professores-produtores aprofundam ensinamentos no gênero escolhido. “Com isso mostramos caminhos para se chegar ao resultado desejado, prezando pela criatividade e qualidade da música composta”, conta Iaell. São dois tipos de curso disponíveis na escola: Produção de Música Eletrônica e Mixagem para DJs. E se engana quem pensa que conhecimento prévio é fundamental. “Nossa única sugestão ao aluno é pesquisar vídeos e tutoriais do seu interesse para que as aulas sejam mais dinâmicas. Já tivemos alunos sem nenhuma experiência e que já estão se destacando no mercado com som de qualidade e lançamentos em gravadoras pelo mundo afora”, completa Rafael.

A estrutura

Para os alunos que moram fora de Florianópolis, a Sônica Sound oferece serviço de hospedagem. Além disso, o aluno conta com suporte na criação de identidade visual, imagem – num trabalho executado pela Dos Santos Produtora, através da jornalista Irena de Almeida e do fotógrafo e cineasta Rude. “A Sônica Sound, inclusive, investe em seus alunos e custeia parte do valor de presskit completo, com press release e fotos de estúdio. O aluno sai pronto para o mercado”, afirma Iaell. O aluno também participa de workshops mensais, com artistas e produtores convidados, e oferece acesso a um coletivo de 20 gravadoras parceiras. A House Mag, grande parceira do projeto, chancela a qualidade do curso. Os certificados de conclusão levam selo e assinatura da revista. “O curso abrange debates sobre comportamento, marketing, estilo, identidade visual, identidade artística, redes sociais e encaminhamento para gravadoras, enfim, mostramos todos os caminhos que o aluno pode seguir para se tornar um artista completo”, finaliza Iaell.

E o que dizem outros ex-alunos da Sônica Sound? Confira os depoimentos dos alunos do curso de imersão já passaram nessa nova fase da escola. 

Mano Dom (ex-aluno do Rio de Janeiro) RJ

“Para mim, o curso do Sônica Sound foi e um divisor de águas, porque me deu o que eu precisava para tirar as ideias da cabeça e concretizá-las. Com um excelente espaço com estúdio e acomodação, professores mais do que competentes, experientes e atenciosos, trocas de experiências diárias e o processo de imersão me levaram a produzir tudo que tinha em mente. Como resultado, tive músicas lançadas por gravadoras em menos de três meses após o curso. O fato de morar e respirar música o dia todo no curso, facilita a assimilação de forma que o desempenho passa a ser natural”.

Matheus Rosa (Campo Mourão) PR

“Uma das minhas melhores experiências no curso de produção, já tinha feito outros cursos. Fui para me aperfeiçoar e tira algumas dúvidas. Fiquei na casa um mês e peguei uma bagagem enorme em conhecimento valeu cada minuto. Obrigado, família Sônica!”

Davi Braconi (Vitória) ES

“Aos 19 anos, larguei a faculdade para me tornar produtor musical. Passei meses estudando por videos na internet, fóruns e artigos sobre música eletrônica. Recorri a alguns cursos e workshops que rolavam na minha cidade, mas todos eram iguais, falavam sobre as mesmas coisas, mesmas técnicas.  Minha busca constante por novos conteúdos me levou à Sonica Sound, um curso de pura imersão, situado em Florianópolis. Passei um mês na Ilha Mágica, recebendo o melhor suporte que um produtor iniciante pode ter. Através do Iaell, à frente do Sônica junto com o Rafa, conheci produtores e aprendi bastante com cada um. Sisto e os meninos da Biscoiteca me ensinaram a arte de samplear. Extasie, com seus drums sinistros, me ensinou técnicas e infinitas maneiras de montar uma bateria de puro groove e energia. Hippoccon, o projeto dos idealizadores da Sônica me proporcionaram aulas extremamente produtivas sobre toda a essência da música eletrônica, passando por todas as fases da produção musical, desde a escolha do kick perfeito para inicar o projeto, até o seu complemento, com a mixagem e masterização. O mais interessante do curso foi a maneira em que os professores abordavam os conteúdos, centrados em cima do meu estilo musical preferido, o progressive house. Sou muito grato aos músicos que me proporcionaram essa experiência e sinto que finalmente estou pronto para bater de frente com desafios do mercado de DJs nacional”.

Quer saber mais? Agendar uma visita? Entre em contato pelo WhatsApp com Iaell Meyer: 48 99619-7016 e também pelo website

https://sonicasound.com.br

Fique por dentro