Existe fórmula para o sucesso? Confira o bate-papo com Felippe Senne!

Por Luiza Serrano

Foto de abertura: divulgação

Todos nós temos um sonho e queremos correr atrás dele. No caso de DJs e produtores, ser reconhecido por seu trabalho e poder viver da sua música, é uma grande realização. Neste percurso, muitas vezes, a ansiedade fala mais alto e alguns equívocos são comuns. Quem nunca!?

Por exemplo, soluções mágicas? Desconfie! Ninguém entrega de bandeja uma conquista que leva anos ou muita dedicação para rolar. É claro que uma boa dose de sorte e talento aliados facilitam a vida, mas é quase uma exceção. Chegar aos big names da cena da música eletrônica requer muito trabalho, disposição, estudo e persistência.

Muitos dos nossos leitores são artistas em busca do seu espaço, e acredite, tem muito lugar ao sol para quem tem talento. Então, batemos um papo com Felippe Senne. Senne comanda a comunidade e o curso de produção Make Music Now, que já está há anos no mercado e contribuiu para o desenvolvimento de grandes nomes da cena eletrônica brazuca. E ainda contribui!

O empresário também atua na HUB Records, Nova Bookings e Boost Management, ou seja, experiência de mercado não falta por aqui. Principalmente, porque Senne já viveu o outro lado como artista e produtor.

Confira o bate-papo que tivemos para ajudar quem está afim de começar 2020 com o pé direito – não que precise esperar o ano acabar para isso, hein?

HM – Existe fórmula para o sucesso?

Existe sim, porém ela depende da combinação de vários fatores, aí incluídos: talento, amor pelo ofício, profissionalismo, foco, resiliência, ótima equipe, boas alianças, inteligência emocional, autoconfiança e uma mentalidade que saiba construir um projeto que misture inovação e qualidade com funcionalidade e potencial comercial. Sim, não é moleza, porém quando tudo isso converge os resultados podem ser espetaculares. Ah, e uma boa dose de sorte e timing sempre são muito bem vindos.

HM – A gente sabe que as “collabs bro” podem ajudar muito a alavancar uma carreira, principalmente, no início. Qual a sua dica?

Sem dúvida uma collab com algum artista já estabelecido é uma tremenda ferramenta para dar visibilidade para um artista em ascensão. Porém, existem alguns pontos que esse novo artista precisa tomar cuidado: saber imprimir a sua identidade musical na collab e saber trabalhar muito bem a comunicação e marketing do lançamento para não deixar todos os louros apenas para o artista mais conhecido, fato que é muito recorrente.

HM – Sobre agências e managers. Se você ainda não tem, como você pode gerir de forma mais efetiva ânsia carreira até chegar lá? E como se fazer notado para que chegue até lá?

Um artista que fica “grande” invariavelmente vai precisar de ajuda na sua carreira, pois são muitos compromissos, tarefas e decisões que precisam ser feitas, e ter um manager e uma boa equipe te dando todo o suporte faz total diferença . Chega uma hora que o artista precisa ficar focado nas coisas que só ele pode fazer: sua música, seu show e seu posicionamento frente ao público. A dica que eu dou é de você buscar o máximo de conhecimento possível sobre como “arrumar a casa” e deixar o seu projeto atraente para potenciais managers e agências de booking, em relação a identidade musical, design, visual e presença nas redes sociais.

Hoje em dia, cada vez mais o mercado está lotado de uma garotada bem jovem já fazendo música de primeira qualidade, portanto, a concorrência por atenção fica muito acirrada. Se você mostrar ao mundo que já tem um posicionamento profissional e tem noção sobre como funciona o trabalho de um artista profissional, sua vida fica bem mais fácil para conseguir um manager, agência de booking e/ou uma gravadora pra trabalhar contigo.

HM- Uma agência é responsável pelo sucesso do artista?

Um manager, gravadora e/ou agência de booking podem ser de extrema importância na construção de uma carreira, porém nada disso é possível sem matéria-prima de qualidade, que é justamente o artista e sua obra. Portanto, antes de correr atrás desses parceiros, é necessário que o artista já esteja muito bem desenvolvido em sua arte.

HM – Se você tem uma graninha sobrando para investir na sua carreira, quais seriam os melhores investimentos?

Fotos de qualidade, um bom logotipo e identidade visual, bons conteúdos em vídeo para as redes sociais e uma graninha para impulsionar suas postagens mais importantes.

HM – Algumas pessoas fazem propostas ousadas e tentadoras para alavancar a carreira. O que se deve desconfiar dessas práticas? Como saber se é uma boa ideia?

Se alguém se aproxima de você oferecendo soluções mágicas ou propostas mirabolantes para que você tenha collabs com grandes artistas, para entrar numa gravadora, agência ou trabalhar com um manager que nunca teve contato contigo, desconfie na hora e busque se informar com as pessoas já estabelecidas no mercado. Repito que não existe fórmula mágica pra isso e os processos são muito simples: se um manager, agência ou gravadora têm interesse em você, eles simplesmente vão te mandar uma mensagem e começar uma conversa.

HM – A ansiedade atrapalha e muito nessa corrida pelo reconhecimento? Como driblar esse sentimento?

Sem dúvida a ansiedade, mas, principalmente, a insegurança, são grandes vilões do nosso tempo e do nosso mercado. Eu digo novamente que a melhor solução pra isso é você não ter pressa de se jogar no mercado, a hora de tentar começar a lançar sua música, fazer shows e ter parceiros pra sua carreira é quando sua música e/ou suas apresentações já estão num patamar de altíssima qualidade.

HM – Para quem tá começando e sonha chegar até os big names, que dica você dá?

Um grande mito que existe no meio musical é de que os grandes artistas e os grandes players (agências, gravadoras, produtores de eventos, managers e meios de comunicação) não querem dar oportunidade para novos artistas e preferem focar apenas na sua “panela”. Esse raciocínio é muito equivocado!

Nossa indústria depende puramente de talento, inovação e renovação. Eu, por exemplo, estou sempre garimpando novos artistas para lançar suas músicas na HUB Records, fico igual a um doido procurando gente nova para trabalhar, e isso se estende a Nova Bookings e Boost Mgmt. A dica é a mesma das perguntas anteriores: faça música e sets de extrema qualidade, desenvolva-se profissionalmente, arrume a casa e reinvista a graninha que você fizer na sua carreira, cedo ou tarde você será notado pelo público e players do mercado.

Fique por dentro