Por Anny Brito – edição Gabriela Loschi – Matéria publicada na House Mag impressa #50
Foto de abertura: divulgação
Não é à toa que a música eletrônica vem crescendo no Nordeste. Belezas naturais e o público, cada vez mais, consumindo esse estilo, ultrapassando assim as barreiras culturais. Sem dúvida, esses são fatores decisivos para profissionais de todo Brasil realizarem trabalhos na região. Natal, Pipa ou São Miguel do Gostoso são lugares do Rio Grande do Norte que recebem grandes atrações. Eventos e clubs, inclusive de outros gêneros musicais como sertanejo, mantêm a cena ativa na região e as produções vêm ganhando mais e mais destaque.
Desde 1995, na Praia da Pipa, a boate Calangos mantém as raízes trance que se juntam às vertentes do progressive, psy e deep house. O DJ Mago é o residente deste club. O Ânima Pipa, um dos 50 melhores clubs já eleito pela revista House Mag, fechou e, no seu lugar, com nova administração, está o One Pipa. Whiskritorio Pub, Seven Club, até o restaurante Kozmopolit, são espaços que abrem as portas para o eletrônico e para todas as idades. O Beach Club na Via Costeira é o principal espaço para realização de eventos open air na capital, além do Terminal Marítimo. Outro em clima mais intimista é o La Praia Beach Lounge, responsável por sunsets incríveis. A Woods, apesar de ser voltada para o público do sertanejo, também é local de várias festinhas eletrônicas na cidade de Natal, assim como a recém-inaugurada Wanted, que mostra o espaço que a cena local vem conquistando.
A agência Target A, de Gilberto Cavalcanti, especializada em DJs e projetos de música eletrônica, é a pioneira e a maior na região, responsável por descobrir novos talentos. No cenário local em Natal, o produtor TMF, com apenas 19 anos, já possui sets autorais, com faixas atingindo números de plays significativos para um iniciante no mercado. Já o DJ Guga Holanda tem 10 anos de experiência na noite e continua sendo o que possui mais gigs na capital potiguar. Além desses, os DJs Yang, Hakes, Diniz, Gabur, Henrique, Marcela Bah, Rochat e Biel de Natal, Feel Strings, Nask (PE), Freqncy (MG), Fefo (SC) e Anny B (SE), e Alan Passos compõe o casting.
TMF – Foto: Matheus Dantas
Diversos núcleos vêm surgindo e realizando pequenos eventos, como é o caso do SEA Conteúdo Artístico e o coletivo de DJs Mandaca, tendo como um dos idealizadores o produtor Jovick, residente de São Paulo, onde faz faculdade de produção fonográfica na Anhembi Morumbi e vem trabalhando arduamente em uma nova linha som. Atualmente, Jovick é um dos managers da Puzzl3 Records, que vem se destacando a cada release. O último EP dele saiu pela gravadora da Bielorússia, a Bullfinch Records, e já tem suportes de vários artistas no Brasil e na Europa. Falando também em trabalho a nível internacional, o DJ Flávio Alvarez teve sua primeira experiência fora do país ao tocar no Sziget Festival, na Hungria.
Flávio Alvarez – Foto: Taline Freitas
O Santa Pipa, This is Target A, Let’s Pipa, Sommos Experiente, Beats Beach Weekend, Oxibeats, Nottoria, UnderSound, Hippieness, Make to Love, Santa Praia, Low Experience são as festas que vêm movimentando Natal com grandes atrações como Vintage Culture, Cat Dealers, Gustavo Mota, Illuzionize, Manimal, Gabriel Boni, Flow & Zeo, Bruno Martini, KVSH, Marcelo Vor, Dub Dogs, Barja, Liu, entre outros.
Visualizar esta foto no Instagram.A moment, a Love. A dream, a laugh. Que Vibe! Só Track Boa Pipa foi demaaaaais! ❤️
Produtores e investidores no ramo de eventos como Gilberto Cavalcanti, Múcio Neto, Herculano Azevedo, Samico, Sérgio Lobo, Rafael Abreu, Matheus Adma, Alexandre Pitt e Karen Cavalcanti são os nomes responsáveis por fazer o Rio Grande do Norte um dos estados mais procurados para as grandes festas eletrônicas. Fazendo investimentos cada vez maiores para desenvolver a cena local e proporcionar ao público as melhores opções no segmento.
E os eventos também rolam fora da capital, como o Pipa Music Carnaval, que nos dias de folia realizam diversos eventos em lugares como One Pipa, 4:20 Beach Bar, Agora Pipa, Sunset Marinas e Pipa Boat Party, em uma super programação. Assim como espaços destinados a outros públicos também dão oportunidade a esse gênero, empresas cada vez mais consolidadas nas produções de festas, agências e escolas para novos interessados. Profissionais como Taline Freitas que manda super bem na cobertura dos eventos como fotógrafa e também é DJ. A esses guerreiros damos os parabéns e desejamos que tenham cada vez mais sucesso em suas produções.