Lendário D-Formation em entrevista exclusiva para a House Mag

Por Danilo Nascimento

Foto de abertura: divulgação


Considerado um dos maiores artistas da cena conceitual da Espanha, e uma verdadeira lenda do Techno, D-Formation possui mais de 25 anos de carreira no currículo e apresentações pelo mundo inteiro.

No estúdio, D-Formation continua incansável, lançando originais e remixes com uma constância incrível por selos como Suara, Toolroom e no seu próprio selo, BeatFreak Recordings.  Recentemente, o lendário artista remixou a nossa maestra BLANCAh e lançou um podcast exclusivo pelo selo nacional Timeless Moment, pilotado pelo carioca Morttagua.

Conversamos com D-Formation em uma entrevista exclusiva, na qual ele nos conta o seu passado, as suas inspirações e revela grandes surpresas sobre o seu futuro. Confira!

1 – Você é DJ, produtor e dono de gravadora. Como tudo começou para você?

Eu atuo como DJ e produtor há muito tempo e lancei a minha primeira gravadora em 1995. Comecei como DJ muito cedo, aos 15 anos, em um pequeno club que me deu oportunidade na época. Meu irmão mais velho já era DJ, então tive a sorte de ter em casa um par de Technics SL 1200. Tudo aconteceu muito rápido e, aos 18 anos, eu já era bicampeão nacional de DMC. Depois desta primeira fase como DJ, comecei a me interessar pela produção musical e, alguns anos depois, lancei o meu primeiro single em vinil. Criei a minha gravadora quando eu tinha apenas 23 anos, que acabou se tornando uma das maiores gravadoras da Espanha. Após este período, também criei a minha própria distribuidora de vinil e CD, a RESOLUTE DISTRIBITION.

2 –  Você apresentou um set exclusivo para a série Timeless Moment Invites. Qual é a história por trás deste set, a sua seleção de faixas e as suas inspirações? Tem alguma faixa exclusiva que você gostaria de nos contar em primeira mão? 

Este set foi gravado ao vivo no club ‘Projekt’, em Beirut. Foi um long set de quatro horas e eu extrai a última hora dele especialmente para a Timeless Moment. A grande inspiração para este set foi, obviamente, o lindo público que estava presente no club. Neste set você pode ter um pouco da ideia do estilo de som que venho tocando nos últimos anos, além de conhecer algumas faixas ainda não lançadas, incluindo um remix  para a Dear Deer Records. O meu remix para a BLANCAh, pela Timeless Moment, que entrou no TOP 100 do Beatport logo após o primeiro dia de vendas, também está na seleção.

3 –  E as tours internacionais, já têm planejadas? Tem Brasil à vista?

Uma das coisas que mais amo na minha profissão é a oportunidade de estar sempre viajando. Tenho datas planejadas em Ibiza, Portugal, Bulgária, Tunísia, Armênia, Grécia, Egito e, muito em breve, no Japão, fazendo a tour oficial da BeatFreak Recordings. Sobre o Brasil, não tenho nada ainda planejado, porém, gostaria muito de voltar a tocar no país, já que a minha última tour por aí foi há muito tempo atrás. Espero poder voltar em breve!

4 –  Você acabou de fazer um lindo remix para a BLANCAh, que é uma das produtoras mais amadas do Brasil. Também foi a sua primeira vez lançando na Timeless Moment. Como é a história por trás da produção desta faixa?
Foi um prazer enorme remixar a BLANCAh para a Timeless Moment. Tive uma sensação incrível e uma ótima vibe enquanto trabalhava nesta faixa. Basicamente, usei as notas principais da composição original, que é linda e épica, cheia de emoção e sentimento. No meu estúdio, quase tudo é VST, com exceção do Sub 37 e do hardware Virus. No remix, eu usei os plugin Diva, Mini V e Moog Modular. Eu amo o sound design destes VSTs e uso na maioria das minhas produções.

5 –  Quais fora, os seus principais destaques nestes últimos anos em termos de música? Poderia nos falar em primeira mão sobre os remixes e originais que estão vindo em breve?

Tive varias mudanças profissionais nos últimos anos, então é difícil de destacar apenas alguns  feitos. Eu fiquei muito tempo no estúdio buscando uma nova sonoridade que sempre desejei para mim. Nestes últimos dois anos lancei os EPs Blakia e Aine pela Suara, que tiveram um sucesso incrível. Também lancei faixas pela Einmusika e Toolroom.  Mas o trabalho mais incrível que eu fiz neste período foi mudar completamente a história do meu selo BeatFreak Recording.  Desde o inicio de 2017, eu e a minha equipe estamos em foco total para fazer a gravadora crescer  e conseguirmos resultados gigantes neste período. Em um ano, tivemos resultados superiores a praticamente todos os 20 anos de gravadora. Agora, a Beatfreak está entre as principais gravadoras  de música eletrônica do mundo, sempre atingindo TOP charts . Sobre meus próximos lançamentos, estou com originais e remixes engatilhados por gravadoras como Movement Recordings, Eleatics, Dear Deer e Proton, mais o mais interessante será o meu  ALbum que pretendo lançar em Outubro pela BeatFreak Recordings. Este será o lançamento 200 do Selo e pretendo lançar varias colaborações especiais nele.

6 – Quais são os próximos lançamento pelo BeatFreak? E um showcase do selo, pretende fazer tours pelo mundo?

Estou com muito orgulho da BeatFreak e de todo o trabalho que a minha equipe vem fazendo no selo. Estou extremamente feliz em anunciar que teremos, muito em breve, lançamentos de artistas como Marc DePulse, Teenage Mutants, EdOne, Dmitry Molosh e Ziger. Estamos planejando showcases da Beatfreak pelo mundo. Começaremos pelo Japão, mas já temos outros em planejamento e que serão anunciados em breve. Precisamos trabalhar mais ainda para podermos anunciar um showcase no Brasil!

7 –  Tem algo mais que você gostaria de compartilhar com os nossos leitores brasileiros?

Espero que mais ideias e planos apareçam, mas na hora certa. O que eu mais quero no momento é compartilhar as minhas músicas com os fãs e criar boas expectativas. Espero poder voltar a tocar no Brasil em breve!

Fique por dentro