Por Lucas Arnaud
O Ultra Music Festival Miami se tornou, talvez, a maior referência em eventos de música eletrônica nas Américas, e prova disso é que amanhã acontece o primeiro dia de sua edição especial de 20 anos, a qual será transmitida em livestream em canal oficial do YouTube.
No mesmo canal, temos também a disponibilização dos episódios do documentário “20 Years of Ultra”, que conta a trajetória do evento e de sua marca por meio de cenas icônicas na história da música eletrônica. O festival foi um dos grandes fatores que impulsionou a popularidade da dance music nos últimos anos, trazendo grande dinamismo à economia de Miami durante a época de sua realização, o que culminou com o surgimento da “Miami Music Week”, que consiste em diversas festas pela cidade na semana do festival.
Quanto ao line-up para esta edição especial, a marca trouxe o slogan “Expect the unexpected” — gerando uma explosão de boatos pelas redes sociais. À princípio bizarro e sem base (havia quem sugerisse que ocorreria uma apresentação surpresa do Daft Punk, por exemplo), tais boatos foram tomando formas mais concretas. Alguns veículos midiáticos e profissionais da cena internacional começaram a apostar na volta do Swedish House Mafia (icônico trio que era formado por Steve Angello, Axwell e Ingrosso) — o que ocorreria no domingo, último dia de festival.
Essa ideia se tornou ainda mais forte quando Hardwell afirmou, em seu podcast, que acreditava que Steve Angello cancelara parte de seu tour na Ásia e já estaria em Miami para essa apresentação. Apesar de todo esse contexto, ainda não se pode afirmar com certeza se será dessa vez que o SHM voltará à ativa, visto que, até agora, não há informações concretas sobre a possibilidade — tudo se baseia em boatos e especulação.
Quanto aos artistas que se apresentarão, esta edição segue a linha das anteriores — trazendo o que há de melhor tanto no mainstream como em estilos alternativos. Os grandes headliners David Guetta, Tiesto, DJ Snake e Armin Van Buuren, como esperado, estarão presentes no palco principal. O conceituado palco Resistance ocupará, dessa vez, duas estruturas diferentes: o Arcadia Spider (aquele palco em forma de aranha!) e o Carl Cox Mega estructure, com curadoria assinada pelo próprio artista.
O palco LiveStage trará apresentações com elementos diferentes — como instrumentação e vocais em tempo real, indo além da dinâmica DJ-mixer. Um grande destaque será o Virtual Self, projeto de Porter Robinson, um dos produtores que influíram na maturação da sonoridade que chamamos de EDM. Os palcos Ultra Worldwide e UMF Radio trarão mais nomes do mainstream, com claro enfoque em estilos como bass house, electro house e progressive house. Confira o lineup completo aqui.
Que artistas você não deixaria de ver no festival?