O estado do Paraná é um dos principais do país quando se trata de música eletrônica, tanto na capital Curitiba quanto em movimentos independentes e clubs do interior.
Confira 9 coletivos alternativos que estão na cena da capital do estado, todos com propostas diferentes e originais!
1. Furtacor
A Furtacor é um coletivo que se preocupa acima de tudo com inclusão, respeito e promover a cena local, mas não só DJs. Em suas festas há exposições de microempreendedores da região e também da própria marca do projeto e listas de VIP para PCD, trans, não binários, mães solteiras e até clubbers de outros estados!
Lutando e resistindo há quase uma década, a Discoteca Odara apoia pautas contra preconceitos e discriminações de qualquer natureza. Sempre com uma pista intimista e animada, o coletivo já realizou parcerias com festas de outros estados também como On/da e Gop Tun e prega a liberdade musical dos DJs e individual dos clubbers.
3. Fabrik Party
A Fabrik nasceu em 2018 e sempre promoveu a diversidade e um ambiente acolhedor. Em suas noites sempre combinam música, exposições, intervenções artísticas e uma pista fervendo curtindo house a noite toda.
4. Alter Disco
Com quase 10 anos na noite paranaense, Alter Disco foca suas sonoridades no house, disco e derivados. Criado por um grupo de amigos que também são DJs, exporta talentos com seu podcast trazendo artistas de todo o país. Em seus eventos, sempre inovam nos locais envolvendo natureza e mesclam atrações nacionais e internacionais.
5. Ciclo
Inspirado no início do movimento de resistência house e techno, o Ciclo nasce em 2020 e em suas festas mistura música com intervenções artísticas super elaboradas que combinam com a proposta da festa.
6. Coletivo 4×4
Cinco anos de história do Coletivo 4×4 mostra que sempre foi um movimento que preza pelo desenvolvimento da comunidade, além da preocupação em entregar um show de iluminação, decoração e tudo que envolve um show de música eletrônica. Algumas edições já foram realizadas no famoso Club Vibe.
O nome já é autoexplicativo, né?! Baguncinha.MP3 é um coletivo que foca na liberdade individual e a bagunça na pista de dança. Apoiador da causa LGBTQIA+, os eventos também trazem muito funk e artistas do gênero.
8. Gold Dome
Veterano na cena do Paraná, o Gold Dome sempre prezou muito pela arte e a livre expressão das pessoas, sendo um espaço seguro para todas as pessoas.
9. Covilcu
Covilcu é um coletivo também voltado para o público LGBTQIA+ e um espaço de liberdade para as pessoas se expressarem. Em seus eventos também tem muitas intervenções artísticas e fantasias.
Para você qual o melhor coletivo de Curitiba?
Por Adriano Canestri