IAELL lança seu primeiro EP na House Machine. Confira a nova fase de sua carreira solo!

Por Bruno Tremano

Foto de abertura: divulgação

IAELL tem uma longa jornada dentro da música — que começou ainda na juventude, quando tinha 17 anos. Com o passar do tempo, o produtor já explorou as mais diferentes sonoridades até chegar na fase atual.

O mais recente lançamento mostra o resultado da evolução musical e da preparação para o lançamento do projeto solo que o artista desenvolveu durante a pandemia.

Foi através do DJ e amigo Turra, que o apresentou uma linha musical que passou por uma grande evolução nos últimos anos, que IAELL se reencontrou no organic house. À época que começou a desenvolver o projeto, deparou-se com algumas referências — como Sébastien Léger — que, por coincidência, já acompanhava quando começou sua caminhada em Toronto no início dos anos 2000.

2022_03_18_second_0465_500
Foto: Diego Jarschel

Essas referências influenciaram muito as primeiras faixas como IAELL, que buscavam um conceito mais voltado para warm up, com ambientações e sonoridades mundiais, essências mais orgânicas e, é claro, muito groove.

“Till I Dream” – O novo EP

A faixa “Till I Dream”, que leva o nome do EP, foi produzida por IAELL em parceria com Ferrazy, instrumentista, compositor e cantor.

Esta música foi composta primeiramente com o desenvolvimento das combinações entre os principais instrumentos e todo o ritmo da bateria e percussões. Foi gravado um riff de guitarra para acompanhar o swing da música e, feito o arranjo, Ferrazy compôs a letra. Na mesma sessão os vocais já foram gravados.

Neste processo foram feitas três camadas, em que o músico trouxe a parte grave, média e aguda, criando uma camada bem profunda que traz um feeling com influências do rock.

“Eyes on Paradise” tem uma levada mais viajante em seus synths e na dinâmica da construção da faixa. Instrumentos orgânicos com um groove de baixo e bateria levam o swing e colocam os ouvidos em um estado de conforto.

“Brease” foi criada para esse EP com o intuito de trazer um groove mais profundo e progressivo para o projeto. IAELL conta que experimentou um sample de flauta que harmonizou muito bem com a música e logo pensou em gravar um flautista para complementar com um instrumento orgânico tocado por um músico. Através de amigos foi indicado a Khayyam, produtor de techno no projeto Balaklava. A flauta foi inserida no break principal da track, trazendo uma melodia original e construtiva que acompanha a síntese criada por IAELL.

Essas três músicas refletem a vibe que o artista selecionou para lançar como seu primeiro EP na House Machine, gravadora que ele comanda com o sócio FeelGood. Se você ainda não conhece, vale a pena acompanhar o trabalho dessa dupla. Confira aqui!

IAELL conta um pouco sobre sua nova fase

Além de falar a respeito deste lançamento, também conversamos com IAELL a respeito dos conceitos e ideias para essa nova fase da carreira. Veja o que o artista nos contou!

“Basicamente, esses são os dois lados que pretendo seguir em meu projeto solo: trabalhar o warm up mas, ao mesmo tempo, poder criar sets mais longos que evoluem as sonoridades em histórias que passam por várias vertentes, incluindo clássicos que marcaram minha carreira como DJ e produtor musical. Afinal, ao meu ver o DJ precisa contar e evoluir histórias através da música.

Acontece que, no final da pandemia, senti novamente a necessidade de buscar algo mais `noturno`. Sempre tive uma essência do underground, da pista, prezando pelos grooves e melodias. Comecei a acelerar o BPM e trazer uma uma pegada mais progressiva e melódica, como nas tracks”.

arquivo_005_500.
Foto: divulgação

Conheça melhor a história do produtor na música eletrônica

Como já te contamos lá no começo, IAELL está envolvido com a música desde antes dos 18 anos. Antes mesmo da dance music, o artista já fazia eventos em Florianópolis, naquela época muito influenciado pelo hip-hop. Aos 23, em 2003, foi morar em Toronto, no Canadá, onde teve seu primeiro contato com a música eletrônica. O que começou como uma paixão logo se tornou objetivo de vida: IAELL queria se tornar DJ e produtor musical.

Em 2009 mudou-se para Nova York, onde efetivamente lançou sua carreira de DJ através de um grande amigo chamado Charles Lima, que abriu oportunidades de se inserir na cena nova-iorquina. Passou por clubes lendários de NY, como Cielo, Webster Hall, Pacha de NY e Green House, além de eventos em Boston, Atlantic City e Miami nas festas fora do Ultra Music Festival.

De Volta ao Brasil em 2013, tocando como Iaell Meyer, teve a oportunidade de se apresentar em várias cidades do país antes de iniciar o projeto Hippocoon. Nesta fase, foram 6 anos e muitas conquistas dedicando-se pelo projeto que tinha uma linha voltada para o tech house.

O próximo lançamento como IAELL já tem data: nesta sexta-feira, dia 3 de junho sai o EP “Southern Waves”, com vocais originais gravados pela cantora e compositora Isabela Ficenzicom. O extended play contará também com dois remixes: um do brasileiro Peve e outro do argentino Isaac Differding.

Fiquem ligados!


Fique por dentro