Por Jonas Fachi
Foto de abertura: divulgação
Por muito tempo, a informação sobre como manipular um equipamento de mixagem para DJs foi restrita a escolas e cursos particulares. Entretanto, a pandemia forçou o mercado global a acelerar a forma como estudamos e buscamos conhecimento na Internet, cursos dos mais variados se tornaram virais, principalmente, de produção musical.
Ainda, como ser um DJ, permanece um desafio no mundo da Internet, principalmente, pela necessidade de contato físico com os equipamentos. Sabemos que em qualquer nova habilidade, antes da prática, vem a observação. Quem nunca ficou vidrado olhando um DJ fazendo movimentos de girar knobs e fazer músicas se conectarem como num passe de mágica?
Todo aficionado da dance music já ficou curioso em como os DJs fazem as transições. Pensando nisso foi que Kostya Outta, um DJ e produtor nascido na Bielorrússia, criou a plataforma BeDJ.
Foto: divulgação
Dentro no site https://bedj.io/ você pode livremente acessar os conteúdos dos DJs convidados e assistir como eles mixam suas músicas. Aprender os tempos, os balanços entre médios, agudos e graves; os três principais pilares de uma boa mixagem. A observação empírica sempre foi o primeiro contato com o aprendizado do mundo real. “Não estamos oferecendo cursos de DJ, os usuários do BeDJ não são bem estudantes. Nossa plataforma está organizada de tal forma que qualquer pessoa pode acessar o site e usar a lição de casa para qualquer finalidade – para treinamento de habilidades, entretenimento, festas e assim por diante”, afirma Kostya.
Com uma visão única da house music, onde melodias com espaço se misturam com grooves de alma, Kostya mantém seus sets e produções sempre profundos, levando o ouvinte às alturas! O estilo reconhecível e o som característico de Kostya impulsionaram seu nome muito além da fronteira de seu país. Desde o início de sua carreira, ele conseguiu se apresentar em muitos shows e festivais, e tornou-se um regular na cena clubber européia, tocando em muitos estados pós-soviéticos.
Albuquerque – Foto: divulgação
Albuquerque, um dos principais DJs do Brasil foi convidado para mostrar suas habilidades na plataforma. “O Bedj é uma maneira diferente de se aprender a discotecar. Pra quem está iniciando é importante aprender novas técnicas e nessa plataforma você pode observar o que está acontecendo no mixer dos sets de vários DJs profissionais”, explica.
“Eu amo a discotecagem desde o colegial. Fiz um curso de DJ, pois eu não era muito bom ainda, o professor ficava ao meu lado e me dizia o que fazer. Seguindo suas instruções eu pude tocar alguns sets legais com transições suaves. Então, dois anos atrás eu estava dirigindo e ouvindo Fatboy Slim ao vivo. O set estava ótimo e eu queria saber como posso tocar como ele, como posso reconstruir o set dele, tipo uma versão cover do Fatboy Slim. E naquele momento me lembrei dos meus cursos de DJ com o professor ao meu lado. Assim nasceu o BeDJ”, completa o fundador Alexey Tirashkevich.
Foto: divulgação
Com suporte de nomes cono D-Nox, Tony Mcguinness e Dmitry Molosh, a plataforma vem ganhando adeptos por todo o mundo. Quer saber mais? Acesse o site e os conteúdos nos canais da plataforma.