Por Rodlfo Conceição
Foto de abertura: divulgação
O aplicativo chinês TikTok estará indisponível para download no território dos Estados Unidos a partir deste domingo, 20. A decisão divulgada nesta sexta, 18, pelo Departamento de Comércio, vem após meses de ameaça do presidente Donald Trump em meio a uma guerra comercial com a China e afeta também o WeChat.
O TikTok, da desenvolvedora chinesa ByteDance, foi o app mais baixado do mundo no mês de agosto, mas, a rede social sofre com suspeitas de que coletaria dados dos usuários para o Partido Comunista Chinês e seria uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos. As acusações acontecem em meio a uma guerra comercial entre as duas maiores potências econômicas do mundo, que se estende desde 2018.
Por isso, no começo de agosto, Donald Trump assinou uma ordem executiva que determinava que a empresa chinesa vendesse sua subsidiária nos EUA para uma empresa do país. Depois de interesse da Microsoft, a Oracle, que desenvolve a linguagem Java, se tornou a favorita para fechar o negócio, que ainda está em andamento. Até que a situação se altere, as lojas de aplicativos dos Estados Unidos seguem impedidas de distribuir o TikTok e o WeChat, que também teve suas funções de transações financeiras bloqueadas.