Entenda o caso de suposto plágio entre Darius Syrossian e produtor brasileiro

Por redação

Foto de abertura: Stockphotos

Na última segunda-feira, 29, o DJ e produtor Darius Syrossian divulgou em suas mídias sociais uma acusação sobre plágio de uma das suas faixas.

O caso em questão foi a suposta cópia de uma música no Moxy Edtis 001, projeto paralelo do produtor em sua gravadora Moxy Muzik disponibilizado em vinil. “Nós nunca lançamos isso no Beatport e o único lugar que dava para ser ouvido era no SoundCloud. O valor arrecadado a cada 10 mil plays seria destinado para um hospital infantil”, revelou Darius em post no Facebook e Twitter.

Darius explica que entrou em contato com o produtor brasileiro que teria plagiado a faixa que explicou ter sido um erro. “Acho difícil de acreditar, ele pegou a faixa, rippou do vinil e depois fez o upload e enviou ao Beatport”, conta Darius que divulgou uma série de mensagens trocadas com o produtor.

De acordo com Darius, a faixa foi imediatamente retirada do Beatport, mas, ainda era possível ser encontrada no SoundCloud e Shazam com o nome de outro autor, por isso, ele decidiu tornar público o caso.

Ouvimos Dexxter, produtor brasileiro envolvido no caso, sobre a sua versão, na qual alega um mal entendido. “A música que ele alega de eu ter plagiado estava disponível em um site. Fiz o download e resolvi utilizar como inspiração para a minha versão. Por conta disso houve um mal entendido da minha parte e eu acabei enviando a música errada para a gravadora que, quando eu tive conhecimento do que seria lançado, tomei as devidas medidas e entrei em contato informando o equívoco e pedindo para que eles apagassem a música. Inclusive, eu tenho os prints do contato com a gravadora pedindo para apagá-la de todas as plataformas e que havia falado com o Darius, lamentando o ocorrido”, explica.

Dexxter afirma que tem sofrido ameaças contra a sua integridade física em suas mídias sociais após as publicações desta segunda-feira. Ameaças desta natureza configuram crime e nós, da House Mag, somos contra qualquer tipo de violência verbal, física ou virtual, assim como somos contra o plágio. Reforçamos que as ameças relatadas por Dexxter em momento nenhum vieram de Darius ou sua equipe, mas, de internautas que repudiam o ocorrido.

Ao procurar a faixa nas principais plataformas, a mesma já havia sido removida. A track de Darius lançada oficialmente por ele em março deste ano pode ser ouvida aqui!

Fique por dentro