Novo VA da Goma Rec: 40 artistas em liberdade criativa

Por Maria Angélica Parmigiani

A Goma Rec. é um núcleo e label que surgiu em 2016, em Porto Alegre, através da união de alguns artistas com a premissa inicial de ser uma plataforma para lançarem seus sets e contribuir para a disseminação da cultura underground local, já que naquele ano as festas e núcleos independentes ganhavam um boost pela retomada das warehouse parties e pela multiplicação de selos e produtores musicais a nível Brasil.

Entretanto, não demorou muito para brotar ali suas faixas autorais e, consequentemente, trazer também artistas de outras localidades. Até aqui, já são 147 “gomacasts”, 10 EPs, dois VAs e também uma label party que rola sem seguir uma cadência obrigatória, se fazendo presente de forma disruptiva na cidade. O movimento é orgânico, mas se mostra forte. Seu novo VA Goma 002 chancela isso muito bem, já que se trata de mais uma simbiose musical que o coletivo se propõe a fazer através de sua curadoria.

Aliás, Porto Alegre, tem vivido uma ebulição bastante metamorfoseada em sua cultura, principalmente, por esse prisma e pelo teor de representatividade e pertencimento que esse nicho traz. Pelo contexto social e cultural no qual estamos inseridos, é inegável que as gerações mais novas, mas até mesmo a turma anos 80, estão em um momento de pluralidade. Diferente da geração X, não somos mais tão estereotipados. Hoje, o leque é amplo e rico demais para engessar-se e, por isso, 40 artistas em um mesmo VA, com 37 faixas divididas em dois volumes, promove uma verdadeira alquimia sonora e cultural sem barreiras, de texturas que remetem ao lo-fi até sonoridades mais experimentais.

Enquanto núcleo independente, a Goma faz parte da camada fundamental que gera sustentabilidade do cenário, ou seja, que busca as coisas por um viés diferenciado e que contribui para moldar aquilo que chamamos de cena. Nesse novo projeto, alguns nomes na linha de frente sustentam muito bem isso, como: L_cio , Tha_guts, Sheefit, OMOLOKO e Linda Green, além de uma nova geração de artistas apresentada ali.

Através do VA, o coletivo busca contribuir para manter a engrenagem girando para a cadeia artística que, hoje, encontra boa parte das suas atividades congeladas. As artes visuais dos seus lançamentos também merecem atenção pela veia criativa, você pode conferir todos eles no Bandcamp da gravadora, bem como seu acervo musical. O lado A do VA já está disponível e, o lado B, será compartilhado na próxima semana.

Fique por dentro