SoundCloud Premier ganha nova ferramenta de distribuição e monetização de músicas autorais

Por redação

O Soundcloud divulgou a ampliação do seu conjunto de ferramentas para monetização dos perfis Premier. O novo recurso possibilita aos criadores distribuir as suas músicas originais para as principais plataformas de streaming, incluindo Amazon Music, Apple Music, Intagram, Spotify e YouTube Music sem sair da sua conta.

A novidade está vinculada sem custo adicional às assinaturas do SoundCloud Pro e Pro Unlimited, que permitem armazenamento em nuvem, ferramentas de análise, compartilhamento e distribuição de faixas. Os produtores que usam o recurso de distribuição do Premier mantêm 100% dos seus direitos e royalties de distribuição de serviços de terceiros.

De acordo com Ronaldo Galdino, Flex B, que está à frente da House Mag Records, o SoundCloud foi inteligente ao disponibilizar essa ferramenta para seus usuários, mas, com ressalva. “Para ter acesso a isso, você precisa ter o SoundCloud Pro ou Pro Unlimited, ter o direito original sobre a música, não ter strikes por direito autoral e ter tido pelo menos 1000 reproduções dentro da plataforma no último mês. Ou seja, não é para todos”, explica.

O CEO do SoundCloud, Kerry Trainor, afirmou no lançamento que a novidade implica em menos tempo e dinheiro dos produtores, que não precisarão passar por diferentes ferramentas, aumentando o tempo de produção dos artistas e gerenciamento de suas carreiras.

Apesar da novidade acirrar a concorrência no mercado de streaming, para Galdino, o SoundCloud está remando para o lado errado. “As coisas só vão começar realmente a mudar quando os criadores de conteúdo não precisarem pagar para fazer upload das suas obras na plataforma. Eu, como usuário da plataforma desde 2013, preciso desembolsar uma média de 100 dólares por ano para continuar fazendo upload do meu conteúdo lá”.

Se você preenche os requisitos e possui uma conta Premier, em breve será notificado por e-mail sobre a possibilidade de ampliar o alcance de suas músicas distribuindo para os principais serviços de streaming sem sair da plataforma original.

Confira a nota completa sobre o lançamento aqui.

 

Fique por dentro