Twitch e Warner Music Group anunciam parceria para programação musical na plataforma

Por Carolina Calvet – edição redação

Foto de abertura: divulgação

A Twitch vem trazendo novidades relacionadas ao mundo da música. Na última semana, a empresa anunciou uma parceria com a NMPA (Associação Nacional de Editores de Música), a fim de minimizar as penalidades durante o uso de músicas protegidas por direitos autorais durante as gravações. Aos poucos, a plataforma de transmissão de vídeos ao vivo tenta se reconciliar com os streamers sobre o uso de direitos autorais.

Isso significa que se caso um streamer utilizar por acidente uma música protegida por direitos autorais em sua transmissão, as gravadoras poderão optar por preencher um formulário de aviso, ao invés de realizar o temido “strike”.

Agora, a empresa de propriedade da Amazon se uniu à norte-americana Warner Music Group em parceria inédita, criando um canal próprio para transmitir a programação musical do casting Warner. Também está prevista o prrograma The Drop, onde apresentadores e público poderão falar sobre as novidades do mundo da música com a participação de convidados especiais, performances e `Freestyle Throwdown`, no qual a Twitch mostra talentos do rap.

Como programa adicional, The One contará com convidados que mostrarão canções inspiradoras e responderão perguntas dos fãs, conhecendo também músicos emergentes do canal que se inspiram neles.

Essa novidade não trará nenhum benefício direto para os streamers e, a princípio, as regras da plataforma não tiveram alterações, mas é um importante passo para possíveis negociações dentro do universo musical.

“A Twitch sempre foi – e continuará sendo – o criador primeiro. para fãs, artistas e todos os criadores, este é um grande passo em frente”, disse Tracy Chan, chefe de música da Twitch.

Nas redes sociais, internautas questionaram sobre o que muda de fato após esse anúncio. Zach Bussey, jornalista que cobre notícias sobre streaming, respondeu que esse processo “poderia pavimentar o caminho para algo no futuro, mas por agora, não muito para streamers”.

image_1_500_03

“Warner Music Group e Twitch finalmente chegaram a algum tipo de acordo… Finalmente estamos nos aproximando de streamers sendo capazes de tocar música mainstream sem medo de que seus canais Twitch possam ser removidos por DMCA ou tocando música e se sentindo como se estivéssemos em uma área cinzenta”.

 

Deixe um comentário

Fique por dentro