Por redação
Foto de abertura: divulgação
Na noite desta segunda-feira, 10, Luca Morris, DJ e produtor italiano, publicou um vídeo em seu instagram que mostra Adam Beyer tocando o remix de DJ PACS da música Innerbloom do grupo Rüfüs dü Sol. Luca diz na legenda da postagem que o remix foi feito por ele.
Postagem feita por Luca Morris
Prontamente, os fãs brasileiros se mobilizaram e apoiaram PACS comentando no post, pedindo para que o italiano desse os devidos créditos da música a quem de fato a produziu. O remix é bem conhecido e recebe constantemente suporte de grandes DJs ao redor do mundo como Korolova, Kevin de Vries, Konstantin Sibold, D-Nox, Zac.
Fomos procurados por PACS, que contou sobre o ocorrido. ‘’Estão ficando cada vez mais comuns situações assim com brasileiros, infelizmente. Ainda bem que meu engenheiro de áudio viu isso e me encaminhou”, disse o artista.
PACS relatou que Luca pediu desculpa a ele em particular, após apagar o post que dizia ser dono do remix. ”Depois de todos os comentários sobre plágio ele bloqueou algumas pessoas e desativou os comentários. Como viu que não iam parar refez o post incluindo meu nome. Mas é aquilo, né? Só se arrependeu porque foi pego no pulo, achou que ninguém ia ver”, comentou PACS chateado com a situação.
Os casos de plágio envolvendo os artistas existem desde que o mundo é mundo. Os brasileiros, que estão cada vez mais em evidência pelo mundo, têm reclamado cada vez mais disso.
É bastante delicado o tema, pois envolve direitos autorais de cada música, que por sua vez possuem várias partes envolvidas.
Segundo o site Artcetera, ‘’o plágio é quando alguém copia uma música sem a concessão de quem detém seus direitos autorais. (…) Ou seja, também é plágio quando há apropriação das características que tornam aquela música única’’. O código penal brasileiro prevê pena de 03 meses a 01 ano ou multa para quem violar direitos autorais.