Por Iasmim Guedes
Foto de abertura: divulgação
Em menos de duas semanas a Romênia será palco da oitava edição do UNTOLD Festival, que acontece em Cluj-Napoca, na Transilvânia. Entre os dias 3 a 6 de agosto, a Terra do Drácula recebe a magia do gigante romeno e mais de 250 artistas internacionais e locais.
O evento se consolidou no Top 10 dos dois rankings de festivais realizados pela DJ Mag — em 2019, quando ficou em oitavo, a partir de votos de artistas, e em 2023 em nono, por voto popular.
E já que estamos com pézinho no UNTOLD, vamos dar aquela ajudinha aos aventureiros que também partirão rumo ao país do leste europeu para viver essa experiência mágica.
Veja as dicas que preparamos para você curtir o festival com conforto e alegria.
Clima na terra do Conde Drácula
Segundo a base de dados do Serviço Meteorológico Alemão, divulgado pelo site Dados Mundiais.com, a Transilvânia é uma das regiões romenas mais frias, mas entre os meses de maio a setembro é verão por lá, o clima é agradável e as temperaturas mais quentes.
Agosto está entre os meses mais ensolarados na terra do Drácula e a temperatura pode chegar até 27°C, e de acordo com o Índice de turismo, o mês é um dos mais quentes na cidade de Cluj-Napoca, onde o nosso destino está.
Sabendo disso, na hora de montar a mala opte por opções mais leves e confortáveis para os dias, mas não se esqueça de levar uma roupa mais quentinha para a noite, onde as temperaturas podem cair um pouco. Use e abuse dos assessórios, pois acredite, a galera vai bem montada para o UNTOLD, é aquele climinha de festival gringo, tipo Tomorrowland — onde você pode buscar inspiração de looks e arrasar na Romênia.
“O clima lá, por ser verão, durante o dia é muito quente, mas a noite cai um pouco a temperatura. Se pretende ficar o dia inteiro, leve protetor solar, protetor labial e beba bastante água.” aconselha Reinaldo Jorge dos Santos Filho, que em 2022 teve a oportunidade de viver essa experiência.
Reinaldo Jorge dos Santos Filho no UNTOLD Festival em 2022.
Foto: Reinaldo Jorge dos Santos Filho
Para os pés, opte por calçados confortáveis, os tênis são sempre a pedida perfeita, mas se você tem coturnos e botas macios e que não vão te encher de bolhas, também é uma boa escolha. Esse é um dos detalhes mais importantes, porque você estará entrando em um festival de longa duração e tem 8 palcos para você explorar.
“Vá com tênis e com a roupa mais confortável possível, porque são quatro dias de muita música boa pra se extravasar ao máximo. Outra dica é, se possível, alugar uma acomodação o mais próximo possível do evento. Faz toda a diferença.” anota as dicas do brasileiro Tassio Pessanha, 29 anos, que já foi em duas edições do UNTOLD, em 2021 e 2022.
Qual palco combina comigo?
Foto: Divulgação
Você é mais do EDM, curte house, é fã de techno ou é mais alternativo e gosta também de trap, hip-hop, drum’n’bass ou dubstep?
Eu sei, você está surpreendido com tantas opções, mas essa é a magia do UNTOLD. A diversidade musical faz parte da tradição do evento e são 8 palcos para conhecer e mais de 250 artistas para prestigiar.
“O ponto chave para mim é o fato da festa só acabar às 8 da manhã e você poder dançar até literalmente estar cansado e com vontade de ir para casa dormir.” conta Tassio, que revelou retornar ao UNTOLD em breve.
Este ano, nomes do calibre de Alok, Armin van Buuren, David Guetta, Martin Garrix, Alesso, KSHMR, Salvatore Ganacci, Olly Murs, Justin Jesso, B Jones e Imagine Dragons, já estão confirmados no palco principal, — que fica dentro do estádio Cluj Arena.
O Galaxy, a casa techno — o segundo maior palco do festival e fica dentro de um ginásio esportivo—, recebe astros como Tale Of Us, Amelie Lens, Ann Clue, Bedouin, Boris Brejcha, Camelphat, Charlie, Dixon, Kasia, Mahony, Marco Carola, Mathame, Mihigh, Nusha, Persic, Priku, Sara Bluma, Sit, Sublee, Vizan e Woo York Live.
No mesmo ginásio tem o Alchemy, palco alternativo que vai do trap ao hip-hop, drum’n’bass ao dubstep, e também música experimental, é onde artistas como Apashe, Borgore, Dub Fx & Woodnote, Valentino Khan e Alex Super Beats se apresentam.
Dedicado ao trance, o palco Fortune receberá Markus Schulz, John O’Callaghan e Bryan Kearney Pres. Key4050, Ruben de Ronde, Suncatcher & Exolight, Ben Gold e muitos mais.
Já para os fãs do house, deep house, tech house e chill house, o Daydreaming recebe nomes como Acid Pauli, Am I Right (Live), Anthony Middleton ( Audiofly ), Day Dreamers ( Marwan Dua, Dub Fx, Woodnote ), Dubfire, Marwan Dua, Oliver Koletzki, Paax (Tulum), Parra For Cuva (ao vivo), Rampue (ao vivo), Satori, Sean Doron, Sébastien Léger (Modular Live Show), Themba e mais.
Anna Tur, MATTN, Simina Grigoriu, Rich Dietz, e muito mais assumem o Time, os palcos Retro Fantesia e Tram serão comandados pelas batidas dos artistas locais.
“O UNTOLD é diferente de outros festivais, fica no centro da cidade num parque onde o Main Stage fica dentro de um estádio. Há outros palcos fora do estádio, praça de alimentação, espaços de lazer. O público é de todas as idades, famílias com crianças.” afirma o brasileiro Reinaldo.
Não esqueça de se hidratar e se alimentar
Isso aqui é o básico para dar conta de um evento tão intenso e com tantos dias de duração. O UNTOLD oferece um espaço diversificado para você se hidratar e se alimentar bem durante o festival.
As opções de alimentação variam, já que vem gente do mundo todo curtir esse rolê, e para os veganos também tem opções no cardápio, na última edição teve até Mcdonalds. Para a galera que gosta de um coquinha, podem comemorar, pois a marca vai estar no evento, mas se você é da turma que gosta de algo mais forte, tem Ballantine’s e também Wet Hard Seltzer, um drink com teor alcoólico, só que mais leve e saboroso, e fabricado na Romênia.
Dentro do festival você encontrará vários pontos com sistema cashless para recarregar sua pulseira e consumir lá dentro.
E a moeda local?
A Romênia não é um dos destinos mais acessíveis à toa, a moeda oficial do país é o leu romeno e a cotação é bem próxima do real — 1,06 na data da publicação desta matéria —, mas em vários lugares também é aceito o euro. Se você preferir, pode levar grana com cotação forte como dólar ou euro e fazer a troca em algum outro país europeu, para você não sair perdendo.
Esse é um dos destinos mais baratos da Europa, e dentro do UNTOLD os preços são muito parecidos com os dos festivais aqui no Brasil, sem contar que por toda a parte tem estações espalhadas com água de graça para o público.
“Mesmo o valor da nossa moeda ser parecido as bebidas e comida são um pouco caras, mas nada diferente dos festivais que acontecem no Brasil. Como fui através de uma agência, a hospedagem é boa, porém dependendo do local dá pra ir até o hotel e dar uma relaxada e voltar pro festival.” aconselha Reinaldo.
O evento conta com vários stands de marcas patrocinadoras, e proporciona também momentos de lazer com jogos, e se você decidir viajar com a sua família não vai se arrepender, pois o ambiente é leve e cheio de distrações divertidas.
“Eu fui ao UNTOLD para ver um DJ em especial, mas quando eu cheguei lá, foi amor à primeira vista, o clima, as pessoas, os palcos, a estrutura do festival, e os valores de comida e bebida também que são super acessíveis, foi um match perfeito, da pessoa que ama ser livre e dançar com o local com a estrutura perfeita para isso.” finaliza Pessanha.
Tassio Pessanha no UNTOLD Festival em 2021.
Foto: Tassio Pessanha
Tudo pronto, agora é hora de partir!
Passaporte e passagens em mãos, não esqueça de conferir se a sua operadora oferece planos de roaming internacional para usar internet e fazer ligações durante sua estadia na Romênia.
Nos vemos na terra do Drácula, entre os dias 3 a 6 de agosto. Informações sobre ingressos e viagem para o festival é com a @agencianeverends.