Os principais destaques do Ultra Europe

Por Rodrigo Rodríguez

Foto de abertura: divulgação

O Ultra Europe aconteceu na cidade de Split na Croácia esse mês, trazendo muitas atrações que se apresentaram nos 4 palcos: Main Stage, UMF Radio, Oasts e Resistance, espaço concorrido e focado em variedades underground da música eletrônica. Em uma edição um pouco menor do que em outras edições do mundo em Miami e até a última em São Paulo, o Ultra entregou uma edição bastante especial, com muitos efeitos especiais, diversos stands e ativações de marcas como Heineken, Samsung e Red Bull, a loja vendendo os produtos oficiais — de camisa a chaveiro, boné, toalha e carteira. E dIversas festas em barcos aconteceram também antes e depois do festival em Split e na ilha de Hvar.

Exceto a demora tanto para trocar os ingressos pela pulseira que dava acesso ao evento e em seguida a entrada no festival, tudo correu perfeitamente e o Ultra consagrou mais uma vez a sua marca no verão europeu. 

Main Stage

O Main Stage, que teve o foco praticamente em artistas de EDM, pecou por não trazer uma diversidade musical maior, como nomes do house e do tech-house. O público comentava que sentia a falta de nomes como James Hype, Dom Dolla, Claptone, Vintage Culture e e outros, que já estiveram presentes em outras edições do festival. Os únicos artistas voltados para sonoridades fora do circuito EDM foram Nora en Pure e Tchami, com sets mais amenos, mas ao mesmo tempo vibrantes, que funcionaram quase que como ótimos warm-ups para as atrações seguintes. 

Axwell tocou muitos hits do trio Swedish House Mafia entre clássicos e faixas do seu último álbum, como as explosivas “Redlight“ (com vocais de Sting) e “Don’t Go Mad” (com vocais da cantora Seinabo Sey) e icônicos remixes produzidos em sua carreira, como “In My Mind” (Ivan Gough). O ponto alto foi quando ele tocou o remix de Meduza para a clássica “Tell Me Why” (Supermode), projeto que criou com Sebastian Ingrosso antes de criar o trio sueco.

Afrojack apresentou um set muito diferente dos seus últimos, mesclando a tradicional EDM com electro, house e tech-house, além de inserir accapellas de clássicos em mash-ups, como “We Are Your Friends” (Justice), “Insomnia” (Faithless) e “Satisfaction” (Benny Benassi).

Martin Garrix e Alesso levaram sets consistentes e cheio de hits de suas carreiras, sendo o ponto alto do último dia do evento e quando o Main Stage ficou mais cheio.

DJ Snake misturou diversas sonoridades da música pop e tocou o remix do funk “Bololo Haha”, de MC Bin Laden.

E por fim, Steve Aoki não precisava encerrar seu set com o remix da trilha sonora do filme Titanic — “My Heart Will Go On” (Celine Dion), principalmente depois do caso recente da implosão do submarino da empresa Ocean Gate.

O palco Resistance

Um dos maiores destaques do palco Resistance foi a apresentação do brasileiro MAZ, que encerrou com seu remix para “Banho de Folhas” de Luedji Luna e teve seu set transmitido pelo live streaming do Ultra. Leia aqui a matéria contando tudo sobre MAZ no line-up do festival.

Charlotte de Witte, Adam Beyer, Enrico Sangiuliano e Carl Cox — que apresentou seu Hybrid Set — também se destacaram no espaço, que ficou lotado todo o tempo e em muitos momentos era difícil conseguir entrar. Mathame e Massano, destaques em grandes festivais em toda a Europa também fizeram o público ir ao delírio em diversos momentos em sets empolgantes e músicas de vanguarda.

Conversando com pessoas que estavam por lá, elas elegeram o set de techno de Charlotte como o melhor de todo o festival.

UMF Radio

Um dos destaques do palco que ficava na entrada do festival foi o brasileiro VINNE, que tem lançado por selos como Revealed e Spinnin’ Records.

As músicas mais tocadas

Os anos 90 realmente voltaram em peso e entre as faixas mais tocadas, estão os hinos de Haddaway, Corona e Gala, que certamente é a música mais tocada atualmente em toda a Europa, por mais um ano.

1 – Freed From Desire – Gala

2 – It Goes (Nanana) – Peggy Gou

3 – Better Off Alone – Alice Deejay

4 – What Is Love – Haddaway

5 – The Rhythm Of The Night – Corona

6 – Drugs From Amsterdam – Mau P

7 – Be The One – Eli Brown

8 – Move Your Body – Öwnboss, Sevek

9 – Fine Day Anthem – Skrillex, Boys Noize

10 – Miracle – Calvin Harris, Ellie Goulding

Deixe um comentário

Fique por dentro