Por assessoria
Foto de abertura: divulgação
Ao falar do funk e da música eletrônica no Brasil, uma coisa que podemos facilmente afirmar é que são dois estilos musicais cada vez mais desbravados pelos artistas e consumidos por seus públicos. Com isso, a mistura desses gêneros também vem tendo um grande impacto na indústria da música, o que fez surgir diferentes vertentes, como o Eletrofunk. E quando pensamos nessa linha de som, automaticamente vem um nome à cabeça: Jiraya Uai, o artista que vem crescendo ao envolver essas duas cenas.
O Eletrofunk é o estilo musical que está revolucionando as baladas no Brasil.
No Centro Oeste, já é o estilo n1 entre os jovens de 12 a 25 anos, e está cada fez mais forte em vários estados do norte e MG. (Segundo assessoria)
Quanto as baladas, o maior exemplo, são as feiras agropecuárias de Goiás, Minas, Tocantins, e outras estados que dentre as maiores atrações estão o Eletrofunk. Na maioria delas, os jovens esperam muito mais o show dos DJs de Eletrofunk que dos grandes sertanejos.
Na Tradicional Festa de Trindade (festa religiosa), o encerramento para 100k pessoas, contará com o show do Jiraya Uai.
Do Spotify, ainda não entrou no top 200, porém, as músicas são cada vez mais virais nas playlists, e se tornaram referências para grandes do funk, e sertanejo, que estão começando a produzir músicas com viés do estilo.
Sendo um dos estilos musicais mais consumidos atualmente no Brasil (viralizando em algumas playlists, apensar de ainda não ocupar o topo do Spotify), o Eletrofunk está presente em diversas festas, baladas, bares e shows. Em estados como Goiás, Pará, Minas Gerais e Paraná, esse tipo de som tem ganhado destaque, principalmente quando falamos sobre feiras agropecuárias, onde as apresentações eram dominadas por grandes nomes da música sertaneja, mas que hoje dividem espaço com artistas que unem a música eletrônica e o funk, e que são uma das performances mais aguardadas dos eventos populares de portarias abertas.
O Eletrofunk tem como base a música eletrônica, agregando os vocais de clássicos do funk. Os dois gêneros têm muitas semelhanças, já que o próprio processo de samplear faz parte da produção musical de ambos, bem como usam elementos e batidas em comum. A convergência entre essas cenas já acontece há algum tempo, com exemplos nacionais e internacionais. O surgimento do Desande em Goiás, por exemplo, evidencia o fato dos artistas locais procurarem linhas de som que valorizem o grave. Não à toa, o Eletrofunk está em alta pelo estado.
Foto: divulgação
Além disso, nomes gigantes da música eletrônica – como Solomun, Axwell, Mochakk, Skrillex, Marshmello, Hardwell, Major Lazer e outros – já aderiram a moda de agregar o funk em seus sets e produções, o que mostra ainda mais que esses dois estilos musicais andam juntos, e misturados são um grande sucesso.
Mesmo em Goiânia, considerada a cidade da música sertaneja, o Eletrofunk vem ganhando cada vez mais força, abrindo o espaço para artistas como Jiraya em seus eventos clássicos. Ele, que se apresenta vestido de cowboy, com sua fivela na cintura e chapéu na cabeça, conquistou diversos fãs ao redor do país, sendo realmente uma referência quando falamos da vertente, mas, principalmente, em sua cidade natal, onde não é feito um evento sem um DJ do estilo. Até mesmo os grandes nomes do sertanejo já adicionaram músicas com a mesma referência em seus repertórios.
Além do sucesso no país, o Eletrofunk está se expandindo cada vez mais, conquistando outros lugares ao redor do mundo. Jiraya Uai, por exemplo, já acumula mais de 12 milhões de plays em suas músicas no Spotify, além das mais de 470 mil pessoas que o escutam mensalmente na mesma plataforma, ocupando, atualmente, a posição #1 nas músicas virais no Distrito Federal, e também em Goiânia, desbancando todos os gigantes da música sertaneja.
Foto: divulgação
A carreira de Jiraya, assim como o Eletrofunk, está em constante ascensão. Atualmente, o artista realiza, em média, 20 shows ao longo do mês, e é frequentemente solicitado para se apresentar em feiras agropecuárias. Além de ter sido convidado para tocar no lançamento do projeto autoral “Luan City” em Goiânia, no dia 24 de julho do ano passado, tocou esse ano na volta do maior Festival sertanejo de todos os tempos, o Villa Mix, e se misturou no lançamento do Rap Mix. Também já realizou várias turnês pela Europa e viaja para performar nos Estados Unidos ainda em dezembro deste ano.
A agenda lotada de Jiraya Uai e os convites de apresentação que o mesmo recebeu mostram o quanto o Eletrofunk está grande no país. Ao entrar nas redes sociais, nos damos de cara com diversas dancinhas com o estilo, causando um enorme impacto positivo na música, e dando cada vez mais espaço para artistas em eventos grandiosos, como os citados anteriormente.