Por Iasmim Guedes
Foto de abertura: divulgação
Hoje é dia de rock, bebê!
Em 13 de julho de 1985, acontecia simultaneamente em Londres e na Filadélfia, o megaevento Live Aid, com o objetivo de combater a fome na África. O evento reuniu artistas como Paul McCartney, David Bowie, Bob Dylan, Elton John, Queen e U2. O vocalista da banda Genesis, Phil Collins sugeriu durante sua apresentação que este dia ficasse marcado na história como o “Dia Mundial do Rock”.
Foto: divulgação
A música eletrônica traz muitas influências do rock, como os samples de guitarras, linhas de baixo, arranjos instrumentais complexos com camadas de sons sobrepostos e texturas diversificadas.
A combinação de elementos dos dois gêneros permite uma ampla gama de possibilidades criativas e sonoras. E quando isso se mistura, somos presenteados com releituras incríveis e certeiras na pista.
Para celebrar o Dia Mundial do Rock, que desde a década de 90 é comemorado somente no Brasil, separamos uma seleção musical de lendas do rock nacional e internacional, que ganharam versões de ícones da música eletrônica.
The Doors – “Riders on the Storm” (Infected Mushroom remix)
“Riders on the Storm” foi lançada originalmente pelos The Doors em 1971 como parte do álbum “L.A. Woman”. O remix dos israelenses Infected Mushroom adiciona uma atmosfera psicodélica, transformando-a em um sucesso do psytrance.
Pink Floyd – “Proper Education” (Eric Prydz)
Esse som aqui todo fã de música eletrônica já se derreteu de tanto dançar, enquanto cantava: “We don’t need no education”.
“Proper Education” é um remix da música do Pink Floyd, “Another Brick in the Wall, Part II”, do DJ e produtor sueco Eric Prydz. O remix foi lançado em 2006 e se tornou um sucesso, alcançando o topo das paradas em vários países.
Red Hot Chili Peppers – “Otherside” (Third Party remix)
Lançada como o terceiro single de seu sétimo álbum de estúdio, “Californication”, em 1999, “Otherside” é um clássico da banda Red Hot Chili Peppers. A faixa ganhou remix da dupla britânica em 2016, sendo bem recebido e se popularizando na dance music.
Van Halen – “Jump” (Armin van Buuren remix)
Sucesso de 1983 da banda norte-americana Van Halen, a música “Jump” foi remixada pelo astro holandês Armin van Buuren. Durante uma apresentação do produtor no Ultra Main Stage, o vocalista do Van Halen, David Lee Roth, apareceu no palco e os fãs enlouqueceram.
Cazuza- “Bete Balanço” (Vintage Culture remix)
Um dos maiores sucessos do rock nacional também já ganhou versão eletrônica, e de ninguém menos que Vintage Culture. O remix foi um grande marco na carreira de Lukas Ruiz, junto a outros como “Another Brick in the Wall” de Pink Floyd, que se tornaram hit nas pistas, chamando atenção da crítica, colocando Vintage no radar e impulsionando seu nome na cena.
João Lee presents: Rita Lee & Roberto – Classix Remixes
Idealizado por João Lee, DJ, produtor e filho de Rita Lee, o projeto traz vários remixes de Rita e do marido Roberto de Carvalho. São três álbuns que reúne expoentes da cena nacional e internacional, revisitando a carreira da eterna rainha do rock nacional.