0,4% dos músicos poderiam viver com a renda do streaming, aponta estudo

Por redação

Foto de abertura: divulgação

Uma pesquisa intitulada “Ganhos dos criadores de música na era digital”, lançado pelo Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido, estima que apenas artistas que alcançam cerca de um milhão de streams no país por mês durante um longo período têm probabilidade de se sustentar com a renda proveniente do streaming. Isso equivale a menos de 0,4% dos artistas.

Os pesquisadores analisaram dados de serviços de streaming entre 2014 e 2020, além de entrevistas e grupos de foco com músicos. O estudo diz que as mudanças na forma como os músicos ganham dinheiro digitalmente têm “sido rápidas” devido à influência dos serviços de streaming.

Dos músicos cuja renda é inteiramente baseada na música, 43% relataram ganhos de £ 20 mil ou menos, e 64% relataram £ 30 mil ou menos.

Cherie Hu, fundadora e editora da Water and Music, escreve que 65% a 75% dos streams dos principais 0,4% dos artistas vêm de seus catálogos antigos, em vez de novos lançamentos.

Hu também disse que “a grande maioria desses artistas entre os 0,4% do topo provavelmente assinaram com grandes gravadoras” e estima que o número de streams necessários para ganhar dinheiro é muito maior do que há cinco anos.

Para ler o relatório completo, clique aqui.

Deixe um comentário

Fique por dentro