Touch Ya, novo EP da Laguna Records, sintetiza seus predicados

Por Lau Ferreira

Para seu lançamento de #43, feito na última sexta, 2, em todas as plataformas, a Laguna Records mais uma vez mostrou seu olhar apurado aos artistas do cenário house/techno da América Latina, trazendo uma collab de três faixas originais produzidas por Sunday Noise (Peru) e Luciano Garrido (Uruguai). Chamado “Touch Ya”, o disco traz essencialmente o “som Laguna” ao qual os fãs da gravadora já estão habituados, mas, com um toque especial: pela primeira vez, uma pitada de breakbeat se faz presente em uma música assinada pela label.

“Touch Ya”, a faixa-título, e “About Me” são duas produções bem houseiras e elegantes, dentro dessa perspectiva contemporânea do minimal house/deep-tech que traz bastante groove e classe, com atmosfera jazzy, instrumentos orgânicos (sobretudo baixo e piano) e vocais femininos.

“Crazy” carrega a mesma identidade estética, mas, abrilhantada por batidas quebradas, bassline rasgada e vocal de diva que remetem demais a estilos britânicos como UK garage e jungle — tendo um resultado final muito interessante a partir dessa combinação inusitada.

É curioso observar que os dois produtores são nomes em ascensão no continente. Sunday Noise, alcunha de Rodrigo Carranza, tem apenas 19 anos, sendo que já vinha se aventurando no universo da música eletrônica desde os 11. Aos 17, soltou suas primeiras produções fazendo big room, e acabou chamando a atenção de nomes como Tiësto, Don Diablo, Nicky Romero e Sam Feldt.

Embora tivesse já uma estrada pavimentada para brilhar como estrela EDM, acabou caindo em vertentes mais underground da house, vindo a se apaixonar pelo minimal — ou “soulful minimal house”, como prefere chamar o estilo pelo qual vem trilhando seu caminho desde o ano passado. Assim, acumulou releases por selos como Whoyostro, Distance Music e OVRDOSE DEEP.

Curiosamente, quando enviou as demos deste EP para a Laguna, há alguns meses, recebeu feedback positivo do dono da label, Rafael Bado. A partir daí, os laços se estreitaram e Rodrigo acabou recebendo o convite para assumir como A&R da Laguna Raw, sublabel que chegou ao mercado em janeiro para promover talentos em ascensão.

Luciano Garrido não é tão jovem, sendo que produz desde os 15 e assinou seu primeiro lançamento pela francesa Time Has Changed em 2007, quando tinha 18. Porém, foi morar em Barcelona aos 19, onde focou na carreira como DJ e produtor de eventos, deixando de lado a produção musical por bastante tempo. 

De volta ao Uruguai depois de cinco anos, ajudou a idealizar La Terraza, uma festa que vinha batendo edições com cinco mil pessoas e recebeu nomes como Seth Troxler, Boris Brejcha, Hot Since 82 e Joseph Capriati, tornando-se um marco para a cena eletrônica uruguaia, que vem evoluindo gradualmente.

Como produtor de eventos, Garrido acabou virando um nome importante no seu país, mas foi voltar a fazer música pra valer em 2018, já colhendo destaque internacional. Sua track “El Nuevo Misterio”, por exemplo, foi tocada por Hot Since 82 em gravação para o Cercle, em 2019, na Croácia. E antes de lançar “Touch Ya”, pintou, no dia 1º de março, com “Never” pela Yet Records, em pacote que contou com remix de Franky Rizardo e suporte de DJs do naipe de Claude VonStroke, Joseph Capriati, Claptone, Paco Osuna e Kolombo. Foi também aí que inaugurou seu novo alias, Ciano Rid.

Fazendo sets que passam por vertentes variadas da house e do techno, o DJ também já se apresentou duas vezes no Brasil: no Amazon Club, em Chapecó, em 2018, e no Clube Inbox, em Curitiba, no ano seguinte.


Fique por dentro